Mortes no trânsito caem quase 50% nas vias municipais durante o primeiro semestre
Secretaria de Mobilidade e Trânsito


Mogi das Cruzes fechou o primeiro semestre de 2021 com uma queda de quase 50% no número de morte no trânsito em vias municipais, de acordo com os dados do sistema Infosiga, do Governo do Estado. Entre janeiro e junho deste ano, foram 12 óbitos em acidentes em ruas e avenidas com jurisdição da Prefeitura, contra 23 ocorridos no mesmo período do ano passado – uma diminuição de 47,8%.
Em todo o território do município, quando se consideram as vias municipais e as rodovias estaduais, houve queda de 12,9%. Neste ano, foram registradas 27 mortes, contra 31 no mesmo período do ano passado.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza um trabalho integrado para melhoria da segurança nas ruas e avenidas da cidade. As ações envolvem intervenções de sinalização de trânsito, engenharia de tráfego, fiscalização e educação para o trânsito. Além disso, os dados registrados pelo sistema Infosiga e as estatísticas da Secretaria Municipal de Transportes são utilizados em análises técnicas que levam em conta os locais de acidentes, pontos de maior risco, horários mais críticos e o perfil das vítimas.
“Desde o início deste ano, vem sendo desenvolvido um trabalho que tem como prioridade proporcionar mais segurança viária para a população de Mogi das Cruzes e salvar vidas. Os números do primeiro semestre mostram que as ações desenvolvidas até aqui estão dando resultado, mas o esforço para diminuir ainda mais estes índices continua e, para isso, é fundamental a conscientização de todos sobre a necessidade de respeitar as regras do trânsito”, afirmou a secretária municipal de Transportes, Cristiane Ayres.
A revitalização das sinalizações horizontais e verticais das ruas e avenidas da cidade está entre as principais ações desenvolvidas pela Prefeitura para a prevenção de acidentes. O trabalho é realizado diariamente por equipes da Secretaria Municipal de Transportes, em todas as regiões da cidade.
Educação para o trânsito
A educação para o trânsito é outra preocupação da Secretaria Municipal de Transportes, com o planejamento de ações integradas que envolvem diversas secretarias municipais. Um exemplo foi o Concurso Caminho Seguro para a Escola, realizado em parceria com a Secretaria de Educação. A ação envolveu alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, que desenvolveram trabalhos sobre o tema. A premiação aconteceu no Parque Centenário, dentro da programação do Junho Ambiental, da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.
Outra ação importante é a adesão da cidade para receber o Projeto Educa – Educação para o Trânsito na Escola, desenvolvido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em parceria com a Prefeitura. A iniciativa disponibiliza material didático para os estudantes sobre educação para o trânsito, com livros para os estudantes e professores. O projeto piloto em Mogi das Cruzes será realizado com os alunos do Ensino Fundamental II do Cempre Benedito Ferreira Lopes.
O conteúdo do material foi desenvolvido pela equipe técnica do Observatório Nacional de Segurança Viária. As atividades são apresentadas a cada ano de escolaridade, com carga horária adequada, sendo nove temas por ano. Além do trânsito, são abordadas questões como saúde, meio ambiente, ética e cidadania.
Vice-prefeito Téo Cusatis visita USFs Nove de Julho e Jardim Margarida nesta terça-feira (23/12)
Mercado Municipal Varejão da Cobal atendem público em horário especial na véspera de Natal
Fiscalização contra pancadões será intensificada com as festas de final de ano
Feira Noturna da Mesquita terá edição extra nesta terça-feira com sorteio de brindes de Natal
Saúde orienta sobre vacinação antirrábica e alerta para riscos da raiva humana