Mortes no trânsito caem quase 50% nas vias municipais durante o primeiro semestre

Secretaria de Mobilidade Urbana

20 de julho de 2021

Mogi das Cruzes fechou o primeiro semestre de 2021 com uma queda de quase 50% no número de morte no trânsito em vias municipais, de acordo com os dados do sistema Infosiga, do Governo do Estado. Entre janeiro e junho deste ano, foram 12 óbitos em acidentes em ruas e avenidas com jurisdição da Prefeitura, contra 23 ocorridos no mesmo período do ano passado – uma diminuição de 47,8%.

Em todo o território do município, quando se consideram as vias municipais e as rodovias estaduais, houve queda de 12,9%. Neste ano, foram registradas 27 mortes, contra 31 no mesmo período do ano passado.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza um trabalho integrado para melhoria da segurança nas ruas e avenidas da cidade. As ações envolvem intervenções de sinalização de trânsito, engenharia de tráfego, fiscalização e educação para o trânsito. Além disso, os dados registrados pelo sistema Infosiga e as estatísticas da Secretaria Municipal de Transportes são utilizados em análises técnicas que levam em conta os locais de acidentes, pontos de maior risco, horários mais críticos e o perfil das vítimas.

“Desde o início deste ano, vem sendo desenvolvido um trabalho que tem como prioridade proporcionar mais segurança viária para a população de Mogi das Cruzes e salvar vidas. Os números do primeiro semestre mostram que as ações desenvolvidas até aqui estão dando resultado, mas o esforço para diminuir ainda mais estes índices continua e, para isso, é fundamental a conscientização de todos sobre a necessidade de respeitar as regras do trânsito”, afirmou a secretária municipal de Transportes, Cristiane Ayres.

A revitalização das sinalizações horizontais e verticais das ruas e avenidas da cidade está entre as principais ações desenvolvidas pela Prefeitura para a prevenção de acidentes. O trabalho é realizado diariamente por equipes da Secretaria Municipal de Transportes, em todas as regiões da cidade.

Educação para o trânsito

A educação para o trânsito é outra preocupação da Secretaria Municipal de Transportes, com o planejamento de ações integradas que envolvem diversas secretarias municipais. Um exemplo foi o Concurso Caminho Seguro para a Escola, realizado em parceria com a Secretaria de Educação. A ação envolveu alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, que desenvolveram trabalhos sobre o tema. A premiação aconteceu no Parque Centenário, dentro da programação do Junho Ambiental, da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.

Outra ação importante é a adesão da cidade para receber o Projeto Educa – Educação para o Trânsito na Escola, desenvolvido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em parceria com a Prefeitura. A iniciativa disponibiliza material didático para os estudantes sobre educação para o trânsito, com livros para os estudantes e professores. O projeto piloto em Mogi das Cruzes será realizado com os alunos do Ensino Fundamental II do Cempre Benedito Ferreira Lopes.

O conteúdo do material foi desenvolvido pela equipe técnica do Observatório Nacional de Segurança Viária. As atividades são apresentadas a cada ano de escolaridade, com carga horária adequada, sendo nove temas por ano. Além do trânsito, são abordadas questões como saúde, meio ambiente, ética e cidadania.