Mostra Artífices de Madeira – Mobiliário e Objetos abre neste domingo no Casarão do Chá
Secretaria de Cultura






Neste domingo (02/04), será aberta no Casarão do Chá a mostra Artífices de Madeira – Mobiliário e Objetos, uma coletânea de peças em madeira nobre, que podem servir de inspiração para os profissionais e também para os apreciadores de decoração, arquitetura, design, além de artistas e o público em geral. São móveis e objetos esculpidos e produzidos de forma 100% artesanal, o que confere características singulares a cada um deles.
Com curadoria de Dimitri Buriti, a mostra reúne peças dos expositores Morito Ebine, de Santo Antonio do Pinhal, Julia Krantz, de São Paulo e Fernando Mendes, do Rio de Janeiro. William e Wagner Manarim, Fernanda Barreto e Ricardo Graham também estarão presentes, como expositores convidados.
A mostra foi concebida a partir de visitas e encontros realizados no atelier do mentor Morito Ebine, que fica em Santo Antonio do Pinhal, no alto da Serra do Mantiqueira. No espaço, tudo é produzido a partir das técnicas originais para transformar a madeira: são utilizadas ferramentas manuais, como nas marcenarias tradicionais e as peças passam por um processo natural de secagem.
Dessas idas ao atelier, todos extraíram ideias, técnicas, conhecimentos, sugestões e críticas, que foram a base para a organização desta mostra.
Os organizadores acreditam ainda que há uma íntima ligação entre a mostra e o Casarão do Chá em si. Afinal, assim como os itens que serão colocados à exposição, o casarão foi erguido de forma totalmente artesanal, por um mestre-carpinteiro vindo do Japão, sem a utilização de sequer um prego – a edificação foi inteiramente concluída com encaixes complexos, elegante e duráveis em madeira.
Além disso, vale lembrar que o Casarão do Chá é o único exemplar da arquitetura japonesa no País tombado pelo patrimônio histórico e é também um raro exemplar da fase final da imigração japonesa no Brasil. Em virtude de seu valor cultural, arquitetônico e patrimonial, ele foi tombado em 1982 pelo Condephaat em 1986 pelo Iphan.
A mostra Artífices de Madeira – Mobiliário e Objetos tem entrada gratuita e pode ser visitada todos os domingos, até o dia 21 de maio, das 9h às 17h. O Casarão do Chá está situado na Estrada do Chá, caixa 05, no Cocuera. O melhor acesso ao local é pela Estrada Fujitaro Nagao, que interliga as rodovias Mogi-Salesópolis (SP-88) e Mogi-Bertioga (SP-98). Mais informações pelo telefone 4792-2164 ou e-mail acasaraodocha@gmail.com. Os interessados também buscar mais informações pelo site do Casarão do Chá. (Lívia de Sá)

Secretaria da Mulher de Mogi realiza premiação “Reconhecimento Mãe Potência”

Caminhada pelo Autismo acontece na manhã deste domingo, em Mogi das Cruzes

Semae Mogi das Cruzes economiza mais de R$ 290 mil em energia elétrica nos primeiros meses de 2025

Secretaria da Longevidade promove ações focadas na qualidade de vida dos idosos
Manutenção e atualização de sistema suspendem serviços como 2ª via de conta, de 30/04 a 04/05