Museu Guiomar Pinheiro Franco retoma funcionamento com mostra da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes

Secretaria de Cultura

06 de maio de 2024

A exposição "Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes - Professora Amália Thereza Manna de Deus" reabre as portas do Museu Histórico Professora Guiomar Pinheiro Franco, nesta terça-feira (7). Com acervo mantido pela Associação Pró-Festa do Divino a mostra reúne fotos, cartazes, obras de arte, livros, objetos devocionais, bem como materiais de divulgação e registros, com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes completará 411 anos de realização em 2024 - se consolidando como a maior e mais tradicional celebração de devoção e louvor ao Espírito Santo no Brasil. As festividades contam com uma expressiva participação popular em eventos exclusivos e característicos, como o Império do Divino, Entrada dos Palmitos, Alvorada, Procissão de Pentecostes, entre outros, que ajudam a manter as tradições culturais presentes ainda nos dias atuais.

"Destacar a trajetória de mais de quatro séculos da Festa do Divino, uma das mais antigas comemorações nacionais, é uma oportunidade especial de pensar em como podemos garantir uma melhor qualidade de vida para as atuais e futuras gerações. Nossa gestão está comprometida em preservar nossos legados e construir pontes entre gerações de maneira sustentável e acessível", conclui Claudinéli Ramos, secretária municipal de Cultura.

O Museu Histórico Prof. Guiomar Pinheiro Franco será reaberto a partir desta terça-feira (7) e funcionará de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 12 horas, na rua José Bonifácio, 202, no Centro Histórico de Mogi das Cruzes. Excepcionalmente, nos dias da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, que acontece entre os dias 9 e 19 de maio, o equipamento ampliará o horário de funcionamento, de terça a sexta-feira, com visitação até as 19h30, e aos sábados até as 17h30.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4798-6900, pelo e-mail culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br ou presencialmente na sede da Secult, que fica na Praça Mons. Roque Pinto de Barros, 360, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

(Programação sujeita a alterações)
Exposição "Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes - Professora Amália Thereza Manna de Deus"
Local: Museu Histórico Professora Guiomar Pinheiro Franco (R. José Bonifácio, 202 - Centro Centro Histórico - Mogi das Cruzes/SP)
Data: de 7 a 19 de maio de 2024