Nova ferramenta facilita pagamento do IPTU por meio da 2ª via
Secretaria de Finanças


A Prefeitura de Mogi das Cruzes concluiu a entrega dos carnês do IPTU 2023. Mas os contribuintes que, por qualquer motivo, necessitarem da segunda via, a partir deste ano terão a facilidade de copiar o código de barras e utilizá-lo para pagamento pelo aplicativo do banco, sem necessidade de impressão da via, o que possibilita maior agilidade no pagamento e economia, com a redução do uso de papel.
O endereço para solicitar a segunda via permanece o mesmo (https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/servico/impostos-e-taxas/iptu-2-via-de-conta). Para acessar o serviço, é necessário preencher o formulário com os dados do imóvel, que constam da primeira página do carnê do IPTU dos anos anteriores, e o número do CPF ou CNPJ do proprietário.
Depois, ao passar o cursor do mouse sobre o ícone de código de barras, ao lado direito do painel – onde há as opções de pagamento à vista ou parcelado – abre-se uma pequena janela em que é possível copiar os números.
O imposto poderá ser pago em até dez parcelas, de março a dezembro.
O vencimento da primeira parcela ou da cota única será nos dias 8, 9 e 10 de março. As datas específicas são informadas nos carnês, pois variam de acordo com o CEP da propriedade para organizar os dias de pagamento e evitar longas filas em agências bancárias e casas lotéricas.
Sem aumento real
Como no ano passado, o tributo não terá aumento real em 2023 – foi atualizado apenas pela inflação. Conforme previsto em lei municipal, a Prefeitura aplicou o menor índice inflacionário apurado no período de 1º de outubro de 2021 a 30 de setembro de 2022: 7,17%, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O contribuinte em dia com o imposto até 30 de setembro de 2022 tem direito a 5% de desconto no IPTU 2023, mesmo se pagar parcelado (desde que o pagamento seja até a data de vencimento).
Quem optar pelo pagamento em cota única tem direito a mais 5%, totalizando 10% de dedução. É bem vantajoso – o IPVA, por exemplo, que é um imposto estadual, oferece 3% de desconto para quem paga à vista.
Quem não estiver em dia, mas pagar o IPTU em cota única, tem direito a 5% de abatimento no valor.
O IPTU é uma das principais fontes de recursos do município, o que é necessário para os investimentos: a receita é revertida em benefícios à população, como educação, saúde, segurança, esportes e infraestrutura, entre outros.
Mais informações sobre o IPTU podem ser obtidas pelos telefones 4798-5049 e 4798-5050, ou pelo e-mail iptu@mogidascruzes.sp.gov.br

Secretaria de Educação promove treinamento da Lei Lucas para professores dos projetos de música

Milhares de pessoas são beneficiadas pelos serviços oferecidos pela Rua Mais Feliz no Parque Centenário

Prefeitura de Mogi abre Processo Seletivo para contratação temporária de 150 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil

Prefeitura faz nova parceria com Sepaco para consultas e exames em especialidades

Prefeitura de Mogi das Cruzes abre inscrições para novos cursos do Crescer