Nova rede na Perimetral vai melhorar distribuição, reduzir perdas e ampliar reserva de água

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

02 de julho de 2021

Dando continuidade aos investimentos para melhorias na distribuição de água na cidade, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) avança com as obras de setorização da região leste com o início, na próxima segunda-feira (05/07), da implantação de uma nova tubulação na avenida Lothar Waldemar Hoehne (via Perimetral), entre a Ponte Grande e o Jardim Maricá. É uma obra importante para aumentar a disponibilidade de água e controle da pressão para aquela região da cidade, que além do Jardim Maricá e Ponte Grande, inclui bairros como Bella Cittá, Jardim Aracy, Itapety e Vila Oroxó.

Outro objetivo é colocar em operação os dois novos reservatórios instalados na Vila Oroxó, com capacidade para 2 milhões de litros de água cada um. Além de melhorar o atendimento na região, essas estruturas proporcionarão uma reserva estratégica de abastecimento, diante do cenário de escassez de chuvas e possível crise hídrica nos próximos meses – o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), do governo federal, emitiu um alerta de emergência hídrica para a região que abrange o Estado de São Paulo, devido à previsão de chuvas abaixo da média no período de junho a setembro.

“Para aumentar a segurança do abastecimento público, o Semae avança com as obras na Perimetral, no trecho entre a Ponte Grande e Jardim Maricá. Este trabalho inclui o assentamento de uma nova tubulação, obras de setorização e instalação de instrumentos para controle de pressão e vazão, como parte de nossas ações para redução de perdas”, explica Wagner de Carvalho Moraes, da Divisão de Distribuição de Água da autarquia.

Por ser uma avenida de tráfego intenso, o Semae, em decisão conjunta com a Secretaria Municipal de Transportes, optou por realizar os serviços somente no período da noite, para evitar grandes impactos no trânsito, já que será necessário interditar uma faixa da pista sentido Ponte Grande – Jardim Maricá (entre a rua Cabo Diogo Oliver e a avenida Antônio de Almeida). Somente a recomposição do asfalto é que será feita durante o dia.

A previsão é de que a obra de assentamento da tubulação, que é de grande porte, seja realizada em aproximadamente três meses. Haverá sinalização para segurança de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.

“Esse tipo de obra, pelo porte e extensão, pode gerar alguns transtornos temporários, como barulho, poeira e congestionamentos. Mas solicitamos a compreensão da população durante este período, pois, superada a fase de implantação, todos poderemos usufruir de um sistema de abastecimento mais eficiente”, destaca o diretor-geral adjunto do Semae, Michel Reche Beraldo.

A setorização é a divisão de uma grande área de distribuição em sistemas menores para aperfeiçoar o fornecimento de água e o gerenciamento de pressão, agilizar manutenções e diminuir perdas.

O investimento total previsto nas obras de setorização da região leste é de R$ 10 milhões, incluindo os materiais. Os bairros beneficiados são os atendidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Socorro, e vão de Sabaúna à Vila Oroxó, passando por Botujuru, todo distrito de Cezar de Souza, Jardim Maricá, Ponte Grande, Jardim Aracy e Itapety, ao longo da margem direita do rio Tietê.

Mobilidade Urbana
O ponto de partida para a obra é o encontro das avenidas Lothar Waldemar Hoehne e José Meloni, já que as obras na via Perimetral integram também um conjunto de ações da Prefeitura de Mogi das Cruzes naquela região. A partir deste sábado (03/07), serão feitas, pelas secretarias municipais de Transportes e de Serviços Urbanos, intervenções para melhoria da mobilidade urbana e da segurança viária.

A rotatória será retirada e, no local, a Prefeitura implantará um cruzamento com semáforo, que oferecerá melhores condições de fluidez, segurança viária e disciplinará o trânsito dos veículos.

Com a nova configuração do local, o acesso à direita para o motorista que estiver na via Perimetral no sentido Ponte Grande-Rodeio e quiser acessar a avenida José Meloni será livre. Já quem estiver no sentido oposto da Perimetral não poderá acessar a José Meloni. A orientação é usar a avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes.

Para que todas estas medidas sejam viabilizadas, serão construídos canteiros que auxiliarão a orientar o trânsito. Além dos novos semáforos, a Secretaria de Transportes fará uma nova sinalização. A Secretaria de Serviços Urbanos também executará obras de melhoria de drenagem.

Durante o período de serviços, haverá interdições parciais – de uma faixa – nas duas pistas da Via Perimetral e nas faixas da esquerda da avenida José Meloni.

Para orientar os motoristas, a Prefeitura está implantando placas de sinalização com as rotas de desvio. A orientação é para que os motoristas, principalmente de veículos grandes, evitem transitar pelo local durante o período de obras, previstas para ocorrer em cerca de três meses.

A Prefeitura também colocará faixas com orientações nos principais acessos, além de material informativo para moradores da região e de vias que poderão ser mais usadas por veículos durante o período das obras. Mensagens de WhatsApp também serão disponibilizadas com orientações a motoristas.