Novos integrantes do COMPHAP assumem funções para a gestão 2023-2025 nesta terça-feira, 30

Secretaria de Cultura

30 de maio de 2023

Foram nomeados nesta terça-feira (30/05) à tarde, no auditório da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, os novos membros do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes (COMPHAP), para a gestão de 2023 a 2025. São ao todo, 28 membros (titulares e suplentes) de entidades representativas da sociedade, como universidades, associações e sindicatos, além de 16 representantes (titulares e suplentes) do poder público, totalizando 44 pessoas.

O prefeito Caio Cunha destacou que a gestão está comprometida com a proteção dos patrimônios culturais da cidade. "O COMPHAP está comemorando seus 20 anos de formação e importante contribuição para nossa cidade. É válido relembrar o Mogi 500 tem o compromisso de construir um planejamento de cidade a longo prazo. Um plano para construirmos a Mogi das Cruzes ideal. Só é possível pensar no futuro da cidade se reconhecermos quem somos e reconhecer nosso patrimônio histórico é fundamental. Agradeço o envolvimento de todos os conselheiros que auxiliam no desenvolvimento da cidade", afirmou o prefeito.

O COMPHAP tem como atribuições definir a política municipal de proteção do patrimônio cultural e natural, deliberar sobre o tombamento de móveis e imóveis, opinar sobre projetos referentes à preservação de bens culturais e naturais, opinar sobre a restauração e preservação de bens móveis e imóveis, promover a identificação, o inventário, a conservação, a restauração e a revitalização do patrimônio, bem como promover campanhas de conscientização sobre a preservação dos bens.

A secretária municipal de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos, aponta a importância do COMPHAP para assegurar a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade. "Estamos empenhados em ampliar as ações de proteção do patrimônio arquitetônico, artístico e museológico, além de intensificar o registro e valorização dos bens imateriais. Iniciamos um amplo diagnóstico dos museus da cidade, que passa pelo diálogo com as comunidades envolvidas, e estamos realizando a vistoria dos edifícios históricos e culturais sob responsabilidade do Poder Público. A intenção é implementar um programa de manutenção predial e conservação  preventiva mais eficiente na proteção e maior valorização dessas edificações. Contamos com o COMPHAP para criar estratégicas, participar das discussões e ajudar a cuidar desses patrimônios. Em conjunto e envolvendo também o Estado e a União, a perspectiva é avançar com ampla participação social no reconhecimento e na proteção da nossa história, preservando as heranças mogianas para as futuras gerações", conclui Ramos.

As eleições para presidente, vice-presidente, secretário geral, secretário-adjunto e relações públicas serão feitas na próxima reunião, para definição dos mesmos.

Novos membros do Comphap:

1 - Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras – AMHAL
Titular: João Anatalino Rodrigues
Suplente: Josemir Ferraz de Campos

2 - Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes - AEAMC
Titular: Jane Marta da Silva
Suplente: Nelson Luiz Gasparin