Obra de abastecimento interditará parcialmente rotatória da Perimetral, no período noturno

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

13 de maio de 2022

Na próxima semana (16 a 20/05), o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) dará continuidade à modernização do abastecimento da região leste da cidade com interligações de redes na Via Perimetral. Uma das obras incluirá uma adutora (tubulação de grande porte) e a rede de distribuição para futura operação dos reservatórios da Vila Oroxó. Para realizar este serviço, será necessário interditar parcialmente a rotatória da Perimetral com a avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, das 20h às 5h. Durante o período de obras, no horário das 21h às 4h, também haverá pausa no abastecimento do Jardim Maricá, mas quem tem caixa d’água em casa não terá a rotina alterada, principalmente por se tratar de um período de menor consumo.

No horário de interdição, os condutores que estiverem na Perimetral no sentido Cezar de Souza deverão desviar pela avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, rua Carlos Valverde e rua Avelino Pinto de Souza, até acessar novamente a Perimetral. No sentido contrário, o tráfego será normal, exceto na passagem pela rotatória, em que uma das faixas estará bloqueada.

Os motoristas que trafegarem na Carlos Ferreira Lopes para acesso à Perimetral precisarão utilizar o mesmo desvio pela Carlos Valverde e Avelino Pinto de Souza. Já na Perimetral, quem for para o sentido Cezar de Souza seguirá o percurso normal. Os que forem utilizar a Perimetral na direção de Braz Cubas, deverão pegar inicialmente o sentido Cezar de Souza, até o primeiro retorno, que fica na rotatória próxima à rua Miguel Precioso.

Os serviços de interligação fazem parte da setorização da região atendida pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Leste, que abastece os distritos de Cezar de Souza e Sabaúna e bairros como Botujuru, Jardim Maricá, Rodeio, Jardim Náutico, Ponte Grande, Oroxó, Jardim Aracy e Itapety.

A setorização é a divisão de uma grande área de distribuição em sistemas menores para aperfeiçoar o fornecimento de água, melhorar o gerenciamento de pressão, agilizar manutenções e diminuir perdas. O investimento total previsto em toda a setorização é de R$ 10 milhões, incluindo os materiais.

O projeto inclui várias intervenções no sistema de distribuição de água, como instalação de válvulas de manobras, ventosas, válvulas de descarga, interligações de rede, pontos de monitoramento de pressão, instalação de redes de distribuição de água, válvulas redutoras de pressão, macromedidores (hidrômetros de grande porte, instalados na rede), detecção de vazamentos não visíveis e telemetria de controle (medição à distância).