Palestra discute o papel da mulher ciclista na mobilidade urbana nesta quarta-feira

Secretaria de Mobilidade Urbana

06 de março de 2023

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza nesta quarta-feira (08/03), às 14 horas, a palestra "A Mulher como Ciclista Urbana", que será ministrada por Cláudia Franco, fundadora da Escola de Pilotagem de Bicicleta CicloFemini. A atividade faz parte da programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A palestra será realizada no auditório do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes e é aberta ao público, sem a necessidade de inscrições prévias. Pela Escola de Pilotagem de Bicicleta CicloFemini, Cláudia Franco tem 12 anos de experiência levando motivação e responsabilidade social aos ciclistas. Ela também é embaixadora de duas importantes marcas voltadas ao ciclismo.

“A utilização de bicicletas para os deslocamentos do dia a dia, para atividades físicas ou de lazer vem sendo cada vez mais frequente em Mogi das Cruzes, principalmente pelas atrações que a cidade possui. A presença das mulheres ciclistas também vem sendo cada vez mais constante nas ruas e avenidas, o que torna este um assunto importante para ser discutido”, destacou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.

A secretária lembrou que Mogi das Cruzes conta com 33,38 quilômetros de vias cicláveis, o que inclui ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, localizadas em diversas regiões da cidade: os distritos de Jundiapeba, Braz Cubas e Cezar de Souza e bairros como Vila Nova Mogilar, Rodeio, Jardim Armênia, Socorro, Conjunto Cocuera, Jardim Santista, Vila Industrial, Vila São Francisco e Centro.  O índice é o maior de toda a região do Alto Tietê.

Nos últimos anos, foram implantadas vias cicláveis na avenida João XXIII e Vereador Narciso Yague Guimarães – ligando o distrito de Cezar de Souza ao bairro do Socorro – e na rua Professor Álvaro Pavan – entre a avenida Manoel Bezerra de Lima Filho e a estação Estudantes da CPTM.

Além disso, estão sendo realizados estudos para a implantação de mais 30 quilômetros de ciclovias, dentro dos projetos de mobilidade urbana para o desenvolvimento da região leste da cidade, o projeto Viva Mogi. Estas estruturas deverão ser implantadas durante as obras e os projetos de intervenções para mobilidade urbana passarão por novos estudos a serem realizados por empresa especializada com o objetivo de maximizar a eficiência das estruturas com base nas necessidades do município.

O auditório do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes fica na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277 – andar térreo. Mais informações sobre a palestra "A Mulher como Ciclista Urbana" podem ser obtidas pelo telefone 4798-6783.