Patrulha Maria da Penha prende homem acusado de ameaçar ex-mulher
Secretaria de Segurança


A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes deteve, na tarde deste sábado (16/11), mais um homem acusado de desrespeitar medida protetiva de violência doméstica. O caso aconteceu no distrito de Biritiba Ussú e foi registrado na Central de Flagrantes do 1º Distrito Policial. Foi a segunda prisão do tipo feita pela Patrulha Maria da Penha em menos de uma semana.
A equipe da Guarda Municipal fazia o patrulhamento nas proximidades da casa da vítima, quando foi informada por ela que o ex-marido vinha descumprindo a medida protetiva e a ameaçando de morte. No período da tarde, os guardas flagraram novo descumprimento e deram voz de prisão ao homem, que, após o registro da ocorrência, permaneceu à disposição da Justiça.
De acordo com as informações disponíveis, a vítima já teve, anteriormente, parte do corpo queimado pelo agressor, que também teria, segundo a vítima, armas de fogo.
“A violência contra a mulher é um problema grave e que precisa ser combatido. A Prefeitura criou a Patrulha Maria da Penha para aumentar a sensação de segurança e garantir a proteção às vítimas”, explicou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.
Na última quarta-feira (13/11), um homem foi preso por desrespeito à medida protetiva contra a ex-companheira no Jardim Camila. Ele também era procurado pela Justiça.
Criada em abril do ano passado, a Patrulha Maria da Penha acompanha atualmente 395 medidas protetivas encaminhadas pela Justiça e, com o caso desta quarta-feira, já realizou a detenção de 41 pessoas em flagrante.
A patrulha oferece acompanhamento preventivo e periódico, para garantir proteção às mulheres em situação de violência que possuem medidas protetivas de urgência expedidas pela Justiça, com base na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). Os juízes do Fórum de Mogi das Cruzes informam os casos que precisam de apoio da Guarda Municipal, que cumpre os deveres da Patrulha Maria da Penha.

Serviços essenciais funcionarão normalmente no feriado prolongado do aniversário de Mogi das Cruzes

Semae Mogi das Cruzes e GCM promovem conscientização sobre violência contra a mulher

Manutenção emergencial suspende abastecimento de água na região do Jardim Aracy

Mercadão de Mogi completa 167 anos como referência histórica e centro de compras tradicional da cidade

Secretaria de Educação abre inscrições para alunos que estão fora da rede municipal de ensino