Polo Digital comemora quatro anos com inovação e exposição de novas iniciativas

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

24 de setembro de 2021

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou, na manhã desta sexta-feira (24/09), a cerimônia de comemoração pelos quatro anos do Polo Digital. O evento contou com a participação do prefeito Caio Cunha e da vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler. Dentro da programação pela data, o local também recebeu a Expo da Inovação, com a apresentação de trabalhos voltados à inovação e tecnologia.

“O Polo Digital nasceu de uma construção coletiva com o Alto Tietê Valley e associações do ambiente de inovação. É um local para encontro de pessoas, geração de negócios, desenvolvimento de ideias e soluções, além da cooperação mútua e do surgimento de startups. O Polo é parte do sistema para transformar Mogi das Cruzes em uma cidade cada vez mais inteligente, com iniciativas que trarão mais eficiência e melhoria na vida da população”, destacou Caio Cunha.

O prefeito lembrou ainda que Polo Digital terá o seu serviço expandido e descentralizado, a fim de ampliar a sua participação como referência na inovação em Mogi das Cruzes. Neste ano, por exemplo, o Programa de Incubação do Polo Digital é voltado para soluções que atendam aos desafios da gestão de políticas públicas em diferentes pastas, nos modelos de negócios voltados a GovTechs e Cidades Inteligentes.

Outra ação importante é a aproximação do Poder Público municipal com as startups, algo que está ocorrendo de forma consistente desde o início deste ano pela administração, principalmente agora com o Marco Legal das Startups. A gestão municipal também prepara um novo espaço para inovação, que irá reunir as estruturas voltadas ao setor.

Além da cerimônia, a programação desta sexta-feira do Polo Digital também contou com a Expo da Inovação, que recebeu nove expositores. Participaram a Mityk, que é uma equipe feminina mogiana de E-Sports; a Cronoserv, que atua com cronometragem eletrônica a partir de sensores; a terapeuta ocupacional Natascha Ota, que utiliza impressora 3D para projetos de apoio a pessoas com deficiência; a WiseThings, startup de iOt; a Conecta Pulse, que desenvolveu uma pulseira com QR Code com dados pessoais de apoio para saúde; a RSM Virtual, de robótica de competição; a Torky, que é uma oficina de luthieria móvel; a Soulcial, startup que desenvolveu um aplicativo para doação do crédito do cupom fiscal; e a Ecotoka, que apresentou uma casinha de transporte de animais de estimação feita com material reciclável.

“Esta foi uma semana emblemática para o Polo Digital. Tivemos a reunião semanal dos secretários e a reunião ordinária do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia aqui no espaço. Além disso, os secretários municipais ofereceram mentorias na quarta-feira para todas as startups do Polo. E, para fechar a programação da semana, tivemos este evento com as entidades, parceiros, startups e Câmara dos Vereadores, anunciando as novidades, dentre elas a nossa nova identidade visual, e a Expo da Inovação, apresentando soluções tecnológicas e criativas incríveis desenvolvidas em Mogi”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Bastianelli.

Também participaram dos eventos do Polo Digital nesta sexta-feira, os vereadores Iduígues Ferreira Martins, Malu Fernandes, Eduardo Ota, Osvaldo Antonio da Silva e Milton Lins da Silva, o Bi Gêmeos, além de secretários municipais.