Prefeita Mara Bertaiolli anuncia pacote histórico de reformas, que atenderá 30 equipamentos da Secretaria de Educação
Secretaria de Educação
Ainda neste ano, 10 escolas municipais serão reformadas, além do almoxarifado municipal; Novas unidades serão contempladas em 2026, totalizando R$ 20 milhões em investimentos








A prefeita Mara Bertaiolli assinou, na manhã desta quarta-feira (10/10), o autorizo para a execução do maior pacote de reformas, adequações e modernização de unidades de ensino de Mogi das Cruzes. O evento aconteceu no Cempre Ver. Ivan Nunes Siqueira, no Oropó, e reuniu diretoras, pais de alunos e equipe pedagógica de 29 unidades de ensino.
No evento, foram assinadas as ordens de serviço de 11 unidades, incluindo escolas, creches e o Pró-Escolar. As obras terão início imediatamente. O pacote total beneficia 30 equipamentos de educação, sendo 29 escolas e o almoxarifado municipal. Os investimentos ultrapassam R$ 20 milhões e beneficiarão cerca de 11 mil estudantes da rede municipal de ensino.
”O estado físico das nossas escolas nos deixou muito preocupados. Com muito planejamento, organização e economia nas demais áreas, conseguimos preparar este pacote de reformas em
30 equipamentos de educação. E isso é só o começo. Nosso objetivo é valorizar o profissional e garantir condições de ensino para os nossos alunos”, disse a prefeita Mara Bertaiolli. “Estamos escrevendo um novo capítulo na educação de Mogi das Cruzes, cuidando de quem cuida das nossas crianças”, completou.
Os investimentos atenderão diferentes regiões de Mogi das Cruzes. As primeiras 11 unidades atendidas são: EM Profª Auta Cardoso de Mello (Jardim Aeroporto III), EM Henrique Peres (Vila Industrial), EM Prof. Adolfo Martini) (Vila Industrial), CEMPRE Ver. Ivan Nunes Siqueira (Oropó), CEIM Profª Ribeiro de Godoy Borba - EEI Jabuti I (Mogi Moderno), CEMPRE Benedito Ferreira Lopes (Vila Lavínia), EM Benedito Ferreira Lopes (Vila Lavínia), CEIM Benedito Ferreira Lopes (Vila Lavínia), EM Profª Teresa Martins Pinhal (Vila Jundiaí), Pró-Escolar (Vila Lavínia) e o Almoxarifado da Secretaria de Educação (Cezar de Souza).
Com o pacote de reformas, o vice-prefeito Téo Cusatis destacou a preocupação com o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) das unidades escolares. “Temos também a preocupação com o AVCB das escolas e prédios e com esse pacote poderemos encaminhar essa demanda e regularizar esta documentação, trazendo mais segurança para nossas equipes e alunos”, disse.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Nilmar de Cássia Ferreira, falou sobre a programação das reformas. “Nesse segundo semestre de 2025 serão concluídas as primeiras dez escolas. Depois nós teremos uma parte para o primeiro semestre do ano e outras unidades para o segundo semestre. Estes serviços são resultado da revisão de contratos, o que permitiu a execução imediata desse programa”.
Para a secretária de Educação, Darly Aparecida Carvalho, “o pacote foi recebido com muita alegria pelas escolas, porque é uma demanda de algum tempo e infraestrutura adequada possibilita uma educação de qualidade para todas as nossas crianças. Investir nos prédios para criar um ambiente mais saudável e melhor para as nossas crianças, é prioridade na gestão”.
A diretora Ana Paola Marins de Souza Cintra, do CEIM Benedito Ferreira Lopes falou sobre a importância da reforma e alegria da comunidade. "Isso é muito importante. É um marco. Chegamos num ponto em que era necessário a obra. Tive a oportunidade de conversar com o nosso Conselho e eles ficaram felizes com o anúncio. É uma conquista, uma vitória de muitos anos de luta e que com certeza vai melhorar o dia a dia com as crianças”.
No CEMPRE Ivan, a demanda por uma reforma também é antiga. "É uma demanda antiga. Aqui é uma estrutura muito grande e gente tinha uma dificuldade de fazer a manutenção preventiva, principalmente nos telhados. Essa reforma vai ser essencial para podermos oferecer uma qualidade de ensino melhor para as crianças. Tanto eu, quanto a comunidade estamos muito felizes em receber essa revitalização da nossa escola”, contou a diretora Tainá Rodrigues.
Stefanie Santos da Silva, mãe do aluno Jhonatan Samuel Santos da Silva e tesoureira da APM da escola, destacou a felicidade dos alunos e a demanda da comunidade. "Era uma proposta que a gente já vinha trabalhando, tentando trazer essa benfeitoria para as nossas crianças. A gente viu a felicidade das crianças quando foi comunicado a reforma. Eles estão muito felizes. O prédio vai mudar e vai trazer uma melhoria para eles, isso é muito gratificante. Uma conquista da comunidade”, disse.
Participaram do anúncio secretários municipais, lideranças de bairro, o presidente da Câmara Municipal, José Francimário Vieira, o Farofa, a presidente da Comissão de Educação, Malu Fernandes, a vereadora Priscila Yamagami, que também integra a comissão, além dos vereadores Edson Santos, Juliano Botelho, Mauro Araújo, Vitor Emori, Antônio José da Silva Neto, o Tonhão e Milton Lins, o Bi Gêmeos. As diretoras de todos as unidades atendidas no pacote também prestigiaram o evento.
A prefeita destacou ainda a importância do planejamento e o cuidado com as escolas. “Este pacote de reformas é fruto de uma gestão planejada, bem pensada e de resultados. É fundamental cuidar das nossas estruturas escolares e dar essa segurança para os nossos professores e diretores e reforçar que nós estamos juntos com eles, que nada é separado, nada é isolado. Nós estamos juntos para oferecer as melhores condições para que eles trabalhem com nossas crianças”.
As demais unidades terão início em 2026 com a conclusão prevista para o primeiro semestre de 2027. Estão programadas as reformas da EM Narcisa das Dores Pinto (Jardim Aracy), EM João Antonio Batalha (Chácara Santo Ângelo), EM Profª Cleonice Feliciano (Jardim Piatã), EM Profª Cenira Araújo Pereira (Chácara Guanabara), EM Profª Florisa Faustino Pinto (Jardim Oropó), CEIM Therezinha Miranda de Paula - CEIC Santa Clara II (Rodeio), CEIM Profª Inezélia da Motta Rondon (Cidade Parquelândia), CEIM Antônio Bós Vidal Filho - CEI Pequeninos do Rei II (Jardim Bela Vista), EM Profª Etelvina Cáfaro Salustiano (Conjunto Jefferson), CEMPRE Prof. Sérgio Moretti (Jundiapeba), CEMPRE Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi (Nova Jundiapeba), CEMPRE Prof. José Limongi Sobrinho (Botujuru), CEMPRE Oswaldo Regino Ornellas (Jundiapeba), CEMPRE Drª Ruth Cardoso (Jardim Layr), EM Prof. Mário Portes (Jundiapeba), CEIM Profª Helena Brasil de Rezende - CEI Pequeninos do Rei (Jardim São Pedro), EM Prof. Jacks Gringerg (Vila Cintra), EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta (Nova Jundiapeba) e CEIM Profª Maria do Carmos Inestal Ferré - Casa da Criança Irmã Salvadora (Vila da Prata).

Prefeitura abre inscrições para turmas de iniciação em ginástica rítmica no ginásio Tuta, nesta segunda-feira (15/09)

Núcleo de Bem-Estar Animal realizará Feira de Adoção e arrecadação de ração neste domingo (14/9), no Mercado do Produtor

Bispo diocesano celebra 8ª edição da Missa Campal neste sábado (13/9), no Parque Municipal

Secretaria de Habitação Social fará reunião sobre regularização fundiária com moradores da Vila Nova União, na segunda-feira (15/9)

Saúde intensifica vacinação contra o HPV para adolescentes e jovens de 9 a 19 anos