Prefeita Mara Bertaiolli realiza visita técnica à obra de reforma para reabertura da UNICAFISIO Braz Cubas 

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

Reabertura da unidade, fechada desde agosto de 2023, é um compromisso e uma das prioridades da atual gestão, com foco na ampliação do acesso aos serviços de reabilitação

30 de janeiro de 2026
facebook whatsapp
Acessibilidade

A prefeita Mara Bertaiolli realizou, nesta quinta-feira (29/01), uma visita técnica à obra de reforma do prédio da Única Fisioterapia e Reabilitação Dr. Aristides Cunha Filho (UNICAFISIO) Braz Cubas. A reabertura da unidade, fechada desde agosto de 2023, é um compromisso e uma das prioridades da atual gestão, com foco na ampliação do acesso aos serviços de reabilitação e na valorização da saúde pública no município.

Localizada na rua Francisco Afonso de Melo, 365, ao lado do Hospital Municipal, a UNICAFISIO Braz Cubas passa por uma reforma completa, atualmente em fase inicial, com atividades de demolição. O investimento é de R$ 1.697.800,00, com recursos próprios da Prefeitura, e a execução da obra está prevista para o período de 15 de dezembro de 2025 a 10 de junho de 2026.

Durante a visita, a prefeita destacou a importância da retomada do equipamento de saúde. “Estamos falando de um serviço essencial, que ficou fechado por quase três anos e que agora está sendo resgatado com responsabilidade, planejamento e investimento. A reativação da UNICAFISIO representa mais dignidade, cuidado e qualidade de vida para a população, especialmente para quem mais precisa”, afirmou Mara Bertaiolli.

O vice-prefeito Téo Cusatis reforçou o compromisso da gestão com a ampliação e descentralização dos atendimentos. “Essa obra simboliza o nosso esforço em aproximar os serviços de saúde da população. A nova UNICAFISIO terá estrutura moderna, acessível e capacidade para cerca de 3 mil atendimentos mensais, reduzindo deslocamentos e fortalecendo a rede municipal de reabilitação”, destacou.

A visita técnica contou também com a presença de pacientes que vivenciaram diretamente os impactos da desativação da unidade. Moradora de Braz Cubas, a aposentada Neusa Contini, de 81 anos, relatou as dificuldades enfrentadas desde o fechamento da UNICAFISIO no distrito. “Eu fazia hidroginástica e pilates aqui todos os dias, desde a inauguração, em 2016. Hoje, preciso atravessar a cidade e pegar dois ônibus para conseguir fazer as atividades duas vezes por semana. Ver essa obra acontecendo renova a nossa esperança”, afirmou.

O mesmo trajeto é feito pelo também morador de Braz Cubas, Odair Di Lallo, 69, e por sua esposa, Maria Angela Satiko Di Lallo, 70. Segundo Odair, a reabertura da unidade vai representar mais qualidade de vida para os pacientes. “A UNICAFISIO sempre foi referência para nós. Quando fechou, ficou muito mais difícil manter o tratamento. Ter esse serviço de volta no distrito vai facilitar a rotina de muita gente e ajudar as pessoas a não desistirem do cuidado com a saúde”, destacou.

A nova estrutura contará com implantação da Academia da Terceira Idade, reforma completa da piscina terapêutica, instalação de elevador e rampa para acesso à piscina, além de salas exclusivas para pilates e oficinas de alfabetização, música e artesanato voltadas aos idosos.

O prédio também passará por reestruturação completa, com novo telhado e adequações estruturais.

Também participaram da visita a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, o secretário adjunto de Saúde e Bem-Estar, Luiz Bot, a chefe de gabinete, Neusa Marialva, o coordenador administrativo das UNICAs, Lucian Guedes, equipes da Saúde e pacientes convidados.

Serviço 
A UNICAFISIO Braz Cubas foi inaugurada em setembro de 2016 e desativada há quase três anos pela gestão anterior, com transferência dos atendimentos para o bairro do Rodeio, a cerca de 10 quilômetros de distância. 

A mudança dificultou o acesso de muitos pacientes, que acabaram interrompendo os tratamentos. Com a reativação da unidade em Braz Cubas, a Prefeitura busca restabelecer o atendimento próximo à população e ampliar a eficiência dos serviços de reabilitação no município.