Prefeitura de Mogi das Cruzes apresenta Laboratório de Inovação em Governo Aberto em evento da  Controladoria Geral da União

Secretaria de Transparência e Dados Abertos

12 de junho de 2023

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da secretaria Municipal de Transparência e Dados Abertos, apresentou em um evento da Controladoria Geral da União (CGU) o trabalho realizado no Laboratório de Inovação em Governo Aberto (LIGA). A iniciativa tem como objetivo fortalecer o engajamento social para assegurar a utilização de dados, ferramenta fundamental para a tomada de decisões do poder público.

O evento da CGU ocorreu em maio de forma e contou com a participação de outros municípios, como a capital paulista, Osasco, Contagem (MG), assim como representantes do governo do Estado de Santa Catarina.

A iniciativa contou com extensa programação e no último dia, com um evento presencial na FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - Campus Liberdade), em São Paulo, houve a apresentação do LIGA dentro do painel “Inovações para a Participação Social”, realizada pela Hyper Innovation, consultora contratada para apoiar a ferramenta.

Para o secretário de Transparência e Dados Abertos, Severino Netto, a participação em um evento de visibilidade nacional é mais um importante avanço que consolida o trabalho realizado em Mogi das Cruzes como referência para outros municípios. "O LIGA foi criado para facilitar a prestação de contas da gestão pública e o acesso à informação para os cidadãos, assim como melhorar os serviços públicos relacionados à transparência, a partir de novas tecnologias e processos de inovação".

LIGA

No LIGA (Laboratório de Inovação em Governo Aberto), o servidores têm a oportunidade de se capacitar e desenvolver suas perspectivas e ideias sobre as demandas de transparência da secretaria em que atua, por meio de sprints dinâmicos, um processo ágil que fragmenta grandes projetos em etapas mais curtas e criativas que o ajudarão a chegar em um protótipo estratégico.

Já para o munícipe, é uma oportunidade de co-criar e participar ativamente da construção de projetos para solucionar problemas de acesso às informações da gestão municipal, por meio de iniciativas colaborativas de Governo Aberto.

O LIGA também tem a responsabilidade de trabalhar a capacitação do servidor público e do cidadão em relação aos conceitos de Governo Aberto e de Inovação em Governo Aberto, estimulando a participação cidadã e o hábito de trabalhar a cocriação e a colaboração em demandas públicas.

Para que isso aconteça, o LIGA oferece um curso de Formação em Agentes de Governo Aberto, 100% on-line (gravado) e gratuito, acessível a todos que estejam interessados em acompanhar, desenvolver e validar a transparência e acessibilidade aos dados públicos na cidade.

A inscrição no curso, aberto ao público, pode ser realizada por meio da página de inscrição: https://plataforma.liga.sp.gov.br/events