Prefeitura de Mogi das Cruzes instala quase 1.500 novas placas de trânsito para reforçar segurança viária

Secretaria de Mobilidade e Trânsito

Ruas de Mogi também receberam mais de 60 mil m² de implantação e manutenção de sinalização horizontal

12 de fevereiro de 2026
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou neste mês a segunda fase da revitalização da sinalização viária para ampliar a segurança no trânsito da cidade. Durante todo o ano de 2025 e em janeiro de 2026, foram instaladas 1.432 novas placas e 61.555,76 m² de sinalização horizontal foram implantados ou passaram por manutenção.

Diferentes pontos do município receberam a revitalização, tendo como critério o volume de fluxo de veículos e de pedestres e as condições visuais da sinalização, tanto para as já existentes quanto para as novas, indicando as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que devem ser seguidas para a segurança de todos.

“Este trabalho faz parte da rotina da Secretaria de Mobilidade e Trânsito, mas foi muito intensificado a pedido da prefeita Mara Bertaiolli, que determinou como urgente melhorar o trânsito de Mogi de todas as formas possíveis. Uma sinalização nova, visível e colocada em locais estratégicos ajuda a prevenir acidentes e a aliviar os impactos da frota de veículos bastante volumosa que a cidade tem hoje. Temos quase 500 mil habitante e uma frota fixa de mais de 300 mil unidades, sem contar os demais que estão em Mogi de passagem, a chamada frota flutuante”, destaca Felício Kamiyama, secretário municipal de Mobilidade e Trânsito.

As sinalizações horizontal e vertical, que incluem placas, faixas de pedestres, linhas de divisão de pistas, áreas de retenção, lombadas e outros dispositivos, são fundamentais para garantir a fluidez, orientar condutores e proteger pedestres, além de valorizarem o visual da cidade. 

“Estas ações fazem parte de uma política mais ampla de mobilidade urbana, que inclui manutenção viária, modernização do sistema de trânsito e planejamento estratégico para acompanhar o crescimento da cidade”, define Kamiyama.

Gradis
Nos últimos 12 meses, a pasta também implantou e fez a manutenção de 46 metros de gradis, dispositivos de proteção contínua, instalados em calçadas, canteiros centrais e margens de rodovias para separar o fluxo de pedestres dos veículos, aumentando a segurança em locais de maior risco e orientando de forma física os locais mais seguros para travessias.