Prefeitura de Mogi das Cruzes lança estratégia de dados para o município com apoio da Fundação Bloomberg
Secretaria de Transparência e Dados Abertos










A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou nesta quarta-feira (28), a nova estratégia de dados para o município. O prefeito Caio Cunha assinou o decreto que regulamenta a unificação da base de dados da prefeitura, sendo parte fundamental para o desdobramento dessas ações estratégicas. O processo teve o apoio da Fundação Bloomberg, com assistência técnica da City Data Alliance.
Com a criação do mecanismo legal, será possível usar tecnologias avançadas e análises de dados para proporcionar serviços mais rápidos e precisos para a população ao implementar a unificação do cadastro municipal. Isso permite mais eficiência na tomada de decisões dos serviços públicos, com respostas mais rápidas e informações mais acessíveis. O decreto estabelece também normas de proteção e sigilo dos dados, em conformidade com a legislação vigente.
A estratégia inclui ações relacionadas a governança, padronização, coleta, consolidação e compartilhamento de dados, além de questões práticas para garantir a privacidade e segurança destas informações.
Ao longo da jornada de capacitação e desenvolvimento da estratégia de dados, algumas ações foram criadas, como um painel de monitoramento de obras para o prefeito, uma plataforma de alertas para a 1ª infância e um painel de dívida ativa, visando aprimorar a gestão e diminuindo o tempo de resposta da administração pública. A integração e aplicação de dados em todos os departamentos da cidade visam elevar a qualidade dos serviços públicos e melhorar a vida dos cidadãos.
“O reflexo será percebido pela população na melhoria da eficiência do serviço público. Este avanço estabelece Mogi das Cruzes como referência em governança baseada em dados, transparência e governo aberto, refletindo nosso compromisso com a melhoria dos serviços públicos por meio de tecnologias avançadas e análises de dados. A implementação desta estratégia de dados é um marco para a cidade no aprimoramento da gestão urbana", destacou o prefeito Caio Cunha.
Esse processo de unificação vem sendo desenvolvido há um ano pela secretaria de Transparência e Dados Abertos, juntamente com as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. “O próximo passo é materializar estas ações para a população, com uma base unificada que facilite o acesso a diversos serviços, como a matrícula na rede municipal de Educação e os agendamentos na área da Saúde, por exemplo”, explicou o secretário de Transparência e Dados Abertos, Marcos Torres. “Com as ações implementadas, hoje já é possível identificar crianças que vão à escola, mas que estão faltando a consultas em uma UBS, ou aquelas que são atendidas pela Assistência Social, mas que ainda não estão estudando. Com estas informações é possível direcionar políticas públicas voltadas à 1ª Infância, como o atendimento educacional”, finalizou.
Também participaram do ato de assinatura do decreto os representantes da Fundação Bloomberg, Marcelo Cabral e Natália Coelho, assim como o chefe de Gabinete da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Gabriel Bastianelli, e os secretários municipais Lucas Porto (Planejamento e Gestão Estratégica), Marilu Beranger (Educação), Ricardo Abílio (Finanças), Ionara Fernandes (Meio Ambiente e Proteção Animal), Gustavo Nogueira (Esportes e Lazer), Felipe Magalhães (Assuntos Jurídicos), João Marcos Souza (Mobilidade Urbana) e Jony Rodrigues (Gestão Pública), assim como os adjuntos Adriana Ferreira dos Santos (Assistência Social) e Alexandre Galeote (Habitação Social) e o Procurador Geral do Município, Fábio Nakano.
Apoio da Fundação Bloomberg
Como parte do programa Bloomberg Philanthropies City Data Alliance, Mogi das Cruzes recebeu assistência técnica personalizada, incluindo sessões estruturadas e assessoria individualizada para aprimorar a gestão de resultados. Os servidores municipais receberam mentoria e capacitações por meio do programa Acelerador de Dados, que tem como objetivo proporcionar às cidades participantes um plano e processo abrangentes para questionar, investir em práticas comprovadas, inovar abordagens, avaliar progresso e estabelecer novas políticas e padrões, assegurando um foco contínuo em dados.
A Bloomberg Philanthropies investe em 700 cidades e 150 países ao redor do mundo para garantir vidas melhores e mais longas para o maior número de pessoas. A organização concentra-se em cinco áreas principais para criar mudanças duradouras: Artes, Educação, Meio Ambiente, Inovação Governamental e Saúde Pública.
Prefeita Mara Bertaiolli dá início à obra do Cempre de Taiaçupeba neste sábado (17/05)

Guarda Civil Municipal detém dois suspeitos e apreende 1,5 mil porções de entorpecentes

Final de semana em Mogi das Cruzes tem intensa programação esportiva

Túnel do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio terá interdição para manutenção

Na terça-feira (20/05), autarquia limpará reservatório do Parque São Martinho