Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou maior investimento da história em tecnologia e conectividade da rede municipal de ensino

Secretaria de Educação

28 de dezembro de 2023

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou neste ano o maior investimento em tecnologia e conectividade da rede municipal, desde o início do programa de tecnologia educacional na cidade. O investimento foi de mais de R$12 milhões em equipamentos e conectividade de alto padrão para as unidades escolares. As ações foram desenvolvidas pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Tecnologia Educacional (DTE).

Em 2023, foi assinado o contrato de conectividade que leva 1MB por aluno e período, padrão internacional "Education Superhighway" para todas as unidades municipais. “É um investimento histórico que leva a tecnologia desde a primeira infância para os pequenos mogianos que irão construir o futuro da cidade. Esse trabalho tem sido referência para empresas, como a Samsung e organizações educacionais, como a MegaEdu”, destacou o prefeito Caio Cunha.

O pacote de melhorias também contou com a entrega de quatro mil chromebooks, sendo três mil para alunos e mil para os professores da rede municipal de ensino. “Nosso maior objetivo é garantir que nossos alunos tenham acesso às melhores oportunidades de aprendizado e este foi um grande passo que demos neste ano”, disse a secretária de Educação, Marilu Beranger. As escolas também foram contempladas com lousas interativas.

Um dos diferenciais do programa mogiano é de que todo o trabalho tem sido feito pela equipe técnica do departamento, que atua em três frentes: dados da educação, infraestrutura de Tecnologia da Informação da Educação e Programa de Tecnologia Educativa.
“Temos a missão de entregar um trabalho de excelência, levando a tecnologia e conectividade para a rede municipal. Estamos ampliando não só os dispositivos, mas também as oportunidades de aprendizagem, oferecendo novos recursos para os professores”, disse Pedro Passos, diretor do DTE.

Em agosto estiveram na sede da Administração Municipal o vice-presidente da Samsung Global e gestores da multinacional na América Latina para conhecer mais sobre o trabalho de tecnologia educacional desenvolvido em Mogi das Cruzes e as ações da cidade no fomento à tecnologia e inovação. Ainda neste ano, o trabalho mogiano foi referência no Seminário Educação Conectada, realizado em Brasília (DF), sendo apresentado pela MegaEdu, organização sem fins lucrativos parceira da Fundação Lemann, em uma mesa de debates sobre políticas públicas para educação digital. A organização esteve em escolas da cidade, sendo quatro na zona rural.