Prefeitura divulga iniciativas de apoio emocional a servidores durante pandemia

Secretaria de Gestão Pública

07 de abril de 2021
facebook whatsapp
Acessibilidade

A pandemia de Covid-19 pode desencadear uma série de problemas emocionais como ansiedade, angústia e depressão. Para incentivar os servidores que se sentirem afetados emocionalmente a buscar apoio, a Prefeitura de Mogi das Cruzes divulga uma relação de iniciativas importantes que já existem para ajudar as pessoas a aliviar o sofrimento neste momento de maior crise sanitária da história do País, em especial os trabalhadores da chamada “linha de frente”, como profissionais da saúde, segurança pública, sepultadores e assistentes sociais, entre outros que, diariamente, passam por situações de tensão e elevado estresse. Veja abaixo a relação de serviços e como acessá-los:

 

1)    Serviços de apoio emocional

Varandas Terapêuticas (Grupo online de escuta)
institutogerar.com.br/clinica-instituto-gerar/
Contato: atende@institutogerar.com.br
Por meio de sua Rede Clínica, o Instituto Gerar oferece a experiência de participar em grupos mediados por psicanalistas, nos quais as angústias poderão ser compartilhadas e sustentadas coletivamente. Os interessados devem enviar e-mail para atende@institutogerar.com.br informando os períodos do dia de preferência, manhã, tarde ou noite.

Centro de Valorização da Vida (CVV)
https://www.cvv.org.br/ ou ligue 188
O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.


2)    Serviços de atendimento psicológico online

Telepan Medicina UFMG
https://www.medicina.ufmg.br/telepansaude
Contato: telepan.ufmg@gmail.com
O projeto, realizado por uma equipe multidisciplinar da UFMG, oferece consultas médicas, psicoterapia individual breve de apoio e terapia de grupos para profissionais da linha de frente no combate à Covid-19. É preciso cadastrar-se no site ou enviar um email com nome, profissão e atendimento preferencial.

Acolhida C-19
https://acolhida.reservio.com
O projeto se destina a atender profissionais da saúde na linha de frente no combate ao novo coronavírus, por meio do atendimento online com psicólogos voluntários. Para solicitar agendamento, é necessário entrar no site, fazer o cadastro e escolher profissional e horário.

Grupo Creare
https://sites.google.com/view/grupocreare/
O Grupo Creare tem por objetivo acolher e oferecer suporte psicológico para pessoas em situação de sofrimento, angústia e depressão. O primeiro atendimento – chamado “acolhimento” – é gratuito e emergencial, podendo estender o tratamento por um valor social.