Prefeitura e GAEPE Mogi articulam antecipação da segunda dose para profissionais da educação

19 de agosto de 2021

O GAEPE Mogi – Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação divulgou nesta quinta-feira (19/08) uma nota técnica recomendando a antecipação da segunda dose da vacina contra Covid-19 para profissionais da educação. O documento foi elaborado a partir da primeira reunião do gabinete e destaca a importância da imunização no processo de retomada gradual das atividades presenciais nas escolas e creches da cidade.

A Nota Técnica Gaepe – Mogi das Cruzes nº 01/2021 inicia suas considerações observando os impactos da pandemia no desenvolvimento cognitivo, físico, psicossocial e socioemocional de crianças e jovens. “A pandemia trouxe grandes impactos para educação e requer uma resposta complexa como a trazida pelo GAEPE Mogi, em que toda a cidade se une pelo direito à educação e o direito à aprendizagem. A antecipação da imunização dos profissionais traz mais segurança para nossos alunos” , disse o secretário de Educação, André Stábile.

Na rede municipal de ensino a retomada tem sido feito de forma gradual e planejada, tendo como premissa a preservação da vida e a garantia dos direitos educacionais de crianças e jovens.  Este trabalho é apontado na nota técnica, que destaca ainda o impacto positivo da interação presencial entre alunos e professores na aprendizagem dos alunos e na reconstituição da rede de proteção social.

Ainda no documento, o GAEPE Mogi observa que os cuidados com os protocolos sanitários devem continuar. “A imunização não substitui as medidas não farmacológicas, como o uso obrigatório de máscaras, a higienização constante das mãos e superfícies, o distanciamento social e os demais elementos do protocolo de segurança sanitária no combate à Covid-19”, aponta o documento.

Esta é a primeira nota técnica do gabinete mogiano e com base no documento, a Prefeitura de Mogi das Cruzes antecipará o atendimento dos profissionais da educação que receberam a primeira dose de AstraZeneca com doses remanescentes do imunizante. Os profissionais atendidos nesta etapa serão convocados pela Secretaria de Saúde. As doses remanescentes serão aplicadas nas unidades determinadas pela Pasta. A  nota técnica está disponível no arquivo em anexo.

“A Saúde tem trabalhado lado a lado com a educação neste processo de retomada. A imunização é fundamental para a segurança de todos, mas os cuidados não podem parar, a pandemia não acabou”, disse a secretária de Saúde, Andreia Godoi. A Administração Municipal está trabalhando para que mais profissionais sejam atendidos. Em junho, a Administração Municipal antecipou a primeira dose para os profissionais da educação, mesmo antes do Governo do Estado.

Responsável pela coordenação do GAEPE Mogi, Alessandra Gotti, presidente executiva do Instituto Articule ressalta a resolutividade do gabinete. “O GAEPE é um espaço resolutivo e que traz mais segurança jurídica para o gestor. Esse é o primeiro resultado deste trabalho em conjunto com foco na educação das crianças de Mogi das Cruzes, que também seguirá em um cenário pós-pandemia com ações coletivas e colaborativas para oferecer uma educação de alta qualidade na cidade”, disse.

O GAEPE Mogi é o primeiro gabinete de articulação municipal do País e reúne gestores, sistema de justiça, órgãos de controle e organizações da sociedade civil para um diálogo interinstitucional sobre as principais questões relacionadas ao impacto e ao enfrentamento da pandemia na educação. Foi idealizado e é coordenado pelo Instituto Articule, em parceria com o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE/IRB) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).  O gabinete já está em funcionamento no formato nacional com o GAEPE Brasil e nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia.