Prefeitura prepara esquema especial para receber com segurança visitantes no Dia de Finados
Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria
Além de horário ampliado nos três cemitérios, haverá interdições nas ruas do entorno e o comércio típico da data


A Prefeitura de Mogi das Cruzes preparou um esquema especial para receber com segurança e tranquilidade o movimento do Dia de Finados, que será neste domingo (02/11). Além do horário ampliado nos três cemitérios municipais, haverá também interdições de trânsito nas imediações, além dos comércios específicos da data. A expectativa é receber 110 mil pessoas nos dois dias deste final de semana.
Com relação ao funcionamento dos cemitérios, os três terão o horário estendido em uma hora, tanto na véspera quanto no próprio Dia de Finados. Assim, nestes sábado e domingo (1 e 2 de novembro), eles estarão abertos das 8h às 18h, para receber o número ampliado de visitantes. As equipes que atuam nos três equipamentos estarão à disposição ao longo de todo o final de semana, para prestar orientações e sanar eventuais dúvidas dos visitantes.
Sobre os comércios do entorno, serão 18 permissionários, previamente selecionados mediante chamamento público, que começarão a montar suas barracas nesta sexta-feira (31/10) nas imediações do Cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano e no Cemitério da Saudade, em Braz Cubas.
Os comerciantes estarão nos referidos locais oferecendo produtos tradicionais da data, tais como flores, velas, salgados, água, sucos, refrigerantes, caldo de cana e milho verde. O comércio eventual será supervisionado pela Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar, com apoio das equipes de Fiscalização e Mobilidade e Trânsito, para garantir o cumprimento das normas e o bom funcionamento das atividades.
Para garantir a montagem das barracas e também a segurança dos visitantes para o feriado, as ruas do entorno serão interditadas entre esta sexta-feira (31/10) e o domingo (02/11), pela Secretaria Municipal de Mobilidade de Trânsito. No Cemitério São Salvador, as interdições serão feitas na rua Senador Dantas, entre as ruas Julio Prestes e Carmela Dutra e na rua Julio Prestes, entre a Otto Unger e a Senador Dantas.
Já no Cemitério da Saudade, as interdições acontecem na rua Capitão Joaquim de Mello Freire, entre a rua José de Carlo e José Pedro Naure e na rua José de Carlo, entre a Capitão Joaquim de Mello Freire e a Francisco Rodrigues Passos. Também haverá interdição entre a avenida Joaquim de Mello Freire e a rua Tadao Sakai.
Em todos os dias, as mudanças têm início às 4h e se estendem até as 19h. Onde as intervenções ocorrem, serão implantadas placas de orientação e haverá também agentes de trânsito, para orientar o público.
Vale lembrar que, tanto no sábado como no domingo, não é permitido fazer trabalhos de manutenção em sepulturas, como construção, reforma, pintura e limpeza. Os serviços neste ano tiveram um prazo ampliado e podem ser realizados pelos respectivos proprietários até esta sexta-feira (31/10). A medida é adotada para evitar transtornos, dado o aumento de visitantes nesse período.
A orientação da Prefeitura aos visitantes é para que evitem levar aos cemitérios sacolas plásticas e também recipientes que podem acumular água. O objetivo é preservar a limpeza dos equipamentos, bem como o meio ambiente e também evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Além da limpeza por particulares, a Prefeitura também fez um amplo trabalho de revitalização nos três cemitérios, para que eles estejam limpos e bem conservados para a data. As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria cuidaram da pintura das paredes externas, das guias e das principais vias internas dos três cemitérios municipais. As vias internas também receberam sinalização, para ordenar e facilitar o deslocamento dos visitantes.
No Cemitério da Saudade, a capela recebeu nova pintura. A iluminação do Cemitério São Salvador também passou por uma revisão completa, com manutenção das lâmpadas que apresentavam mau funcionamento. Foi feita ainda a implantação de lombadas em frente ao São Salvador e ao Cemitério da Saudade, em Braz Cubas, bem como podas preventivas nas árvores, mais roçada e varrição.
Outras melhorias recentes foram a colocação de nova sirene para aviso de fechamento no Cemitério São Salvador e o acréscimo do número de agentes sepultadores no Cemitério da Saudade.
O Cemitério da Saudade, no distrito de Braz Cubas, é hoje o maior da cidade, com mais de 15 mil sepulturas, além de 340 sepulturas de crianças e 3.529 nichos/sepulcros de permissão e de concessão. O Cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano, possui 9,8 mil sepulturas. Já o Cemitério de Sabaúna conta com 400 sepulturas.
CEMPRE Drª Ruth Cardoso é o grande campeão da 3ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas de Mogi das Cruzes
Câmeras de monitoramento da Prefeitura flagram descarte irregular e dois são multados
Serviços essenciais funcionam normalmente amanhã e no feriado do Dia de Finados
Prefeitura de Mogi disponibiliza linha de ônibus de Biritiba Ussú para cemitério de Taiaçupeba no Dia de Finados
Ingressos para stand up beneficente com Victor estão à venda no Fundo Social