Prefeitura reforça prevenção a infecções sexualmente transmissíveis com testagem gratuita no Carnaval
Secretaria de Saúde e Bem-Estar
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar levarão informação e serviços até a população com atendimento na rua durante o feriado prolongado

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, intensificará as ações de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) durante o período de Carnaval — época do ano com maior vulnerabilidade em relação ao risco de transmissões. A iniciativa levará informação, testagem e insumos de prevenção para mais perto da população, ampliando o acesso ao cuidado e à saúde.
Nos dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro, a equipe da Unidade de Atenção aos Programas de Saúde 2 (Uaps 2), responsável pelo Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids (PMIST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde, estará no distrito de Sabaúna, onde acontece o tradicional Carnaval de rua, com a passagem dos blocos.
No local, serão realizados testes rápidos e gratuitos para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, além da distribuição de insumos de prevenção, como preservativos internos e externos e gel lubrificante.
Além disso, nos dias 14 e 16 de fevereiro, a Prefeitura promove uma ação especial na praça Monsenhor Roque Pinto de Barros (entre as ruas Dr. Paulo Frontin e Professor Flaviano de Melo), no Centro, com a distribuição de autotestes de HIV, insumos de prevenção e orientações sobre a chamada Prevenção Combinada — estratégia que reúne diferentes formas de proteção, como o uso de preservativos, a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que previne a infecção pelo HIV antes da exposição ao vírus, e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), utilizada após uma situação de risco.
O objetivo da ação é incentivar a população a realizar a testagem, conhecer seu status sorológico (condição em relação a infecções detectadas por exames) e ampliar o acesso à informação sobre os métodos de prevenção disponíveis. “É uma ação que consideramos bastante importante para a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o cuidado com a população, especialmente em períodos de maior risco. Com informação, acesso e acolhimento, podemos ter um Carnaval mais seguro, consciente e saudável”, afirma a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi.
Equipe de trânsito da Prefeitura estará de plantão em Sabaúna durante Carnaval
Mogi reforça ações de combate à dengue com nova vacina desenvolvida pelo Butantan
Prefeitura reforça prevenção a infecções sexualmente transmissíveis com testagem gratuita no Carnaval
Mercado Municipal registra forte disputa por boxes gastronômicos em concorrência pública
Conselho Municipal de Assistência Social abre inscrições para representantes da sociedade civil