Prefeitura retoma atividades da Coordenadoria de Gerência Hospitalar (COGERH), no Hospital Municipal 

Secretaria de Saúde e Bem-Estar

16 de outubro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, retoma as atividades da Coordenadoria de Gerência Hospitalar (COGERH) no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em cumprimento à Lei Municipal nº 6.869, de 12 de dezembro de 2013 . A medida tem como objetivo aprimorar o fluxo hospitalar e de atendimentos, fortalecer a análise e fiscalização da gestão hospitalar e garantir mais transparência e qualidade nos serviços prestados à população.

Formada por técnicos da área da Saúde da Prefeitura, a COGERH é responsável por assessorar a Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar na gestão da assistência hospitalar, integrando as unidades municipais. Entre suas funções estão o monitoramento das atividades técnicas e administrativas desenvolvidas pelos hospitais, a validação das prestações de contas e a avaliação de indicadores de desempenho das unidades sob contrato de gestão.

A estrutura do COGERH é composta pela coordenadora Drª Sandra Maria Bertaiolli, chefe de Divisão, Aline Santos de Lara, administradora hospitalar, Maria Firmino, contador Edilson Vieira Domingos, médicos Drª Tamara Gomes Marques e Drª Danielle Miki Iwao, enfermeiros Hector Trevor Campos da Silva e Renato Alves da Silva, auxiliares de Apoio Administrativo Rita Marcele Leme dos Santos, Ezequiel Melo e Ana Paula da Cruz Soares e a estagiária Franciele Moraes.

Com a retomada dos trabalhos no Hospital Municipal, cuja administração é feita pela Organização Social de Saúde Fundação do ABC (FUABC), a equipe da COGERH passa a atuar diretamente na fiscalização, acompanhamento de metas e controle de indicadores assistenciais e administrativos, promovendo uma gestão mais eficiente e alinhada às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
    
A iniciativa também está em sintonia com o Plano Municipal de Integridade da atual gestão, reforçando o compromisso da Prefeitura em assegurar processos mais transparentes, integrados e responsáveis em todas as áreas da administração municipal.

O vice-prefeito Téo Cusatis ressalta o impacto positivo da medida, apontando que a reativação da Coordenadoria representa um importante passo na consolidação de um sistema de saúde mais moderno, eficiente e acessível, em consonância com os princípios do SUS e as diretrizes da atual gestão municipal. “Essa retomada mostra o empenho da administração municipal em fortalecer a estrutura pública de saúde e garantir que cada serviço funcione com responsabilidade e resultados concretos. A população é a maior beneficiada quando temos uma gestão técnica, transparente e integrada”, enfatiza.

A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, destaca que a retomada da COGERH representa um avanço importante na integração do sistema de saúde. “Com a COGERH novamente atuando dentro do Hospital Municipal, garantimos um acompanhamento técnico mais próximo, mais controle sobre os contratos e, principalmente, mais transparência e eficiência no atendimento à população. Essa presença constante reforça nosso compromisso com a qualidade da assistência e com a boa aplicação dos recursos públicos”, afirmou.