Procon de Mogi das Cruzes alerta para golpes que utilizam o nome da Serasa Experian

Procon

08 de dezembro de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Procon de Mogi das Cruzes faz um alerta sobre fraudes praticadas por pessoas ou até empresas que se fazem passar pela Serasa Experian. Consumidores relatam que procuram o site da Serasa, que é uma empresa privada de avaliação de crédito para consulta de suas dívidas, mas logo após o acesso passam a receber mensagens de WhatsApp, como se fosse da Serasa, oferecendo propostas vantajosas de acordo, com pagamento via Pix. No entanto, o Pix é direcionado para uma pessoa física, que alega ser um avalista ou até mesmo representante da empresa credora. O consumidor paga e não tem qualquer redução de sua dívida. 

A coordenadora do Procon de Mogi das Cruzes, Fabiana Bava, alerta que esse golpe faz muitas vítimas pelo contato via WhatsApp e links de redes sociais com anúncios de regularização de débitos. “As mensagens enviadas são profissionais, a partir da informação do número do CPF. Os golpistas indicam uma dívida real, o que atrai a atenção da pessoa. Além disso, os anúncios e mensagens são enviadas com o logotipo da Serasa e já tivemos um caso do pagamento ser direcionado para uma empresa com nome muito similar ao da Serasa. Essas situações induzem o consumidor a erro com facilidade”, complementa. 

Os acordos feitos na Serasa não têm nenhum tipo de avalista e os boletos ou Pix são em nome das empresas com as quais a pessoa tem o débito. Os pagamentos só podem ser efetivados pelo aplicativo da Serasa, por isso, qualquer tipo de Pix, número de código de barras, boleto ou qualquer outro método não de deve ser considerado. 

Para ampliar a segurança no pagamento, o consumidor deve consultar a ferramenta “validador de pagamentos”, no site da Serasa, onde pode conferir a veracidade da cobrança. 

Golpe do aumento do score

O Procon também alerta sobre o golpe do aumento do score, que é uma pontuação de crédito que indica quais as chances de um determinada pessoa pagar as contas corretamente nos próximos 12 meses. O score de crédito é um dos itens avaliados pelas instituições financeiras para a concessão de cartão de crédito, limite, empréstimo e financiamento. 

Pessoas que querem fazer algum tipo de contratação acabam sendo vítimas desse golpe para aumentar o score e, em regra, pagam por um valor para elevar a pontuação, mas não recebem retorno. “Não há fórmula mágica para melhorar o crédito, esse não é um serviço disponível na Serasa. O caminho é atualizar o cadastro, o que pode impactar no perfil, e renegociar as dívidas em aberto”, explica a coordenadora do Procon. 

A fundação Procon-SP está atenta aos casos de golpes envolvendo o nome da Serasa e inclusive para averiguar se há, por parte da empresa, acesso indevido a dados pessoais de terceiros ou vazamento de dados dos consumidores. “É importante que as pessoas denunciem situações como essas para permitir a identificação dos responsáveis, e também uma ação coletiva para proteger os consumidores de condutas abusivas”, completa Fabiana.

Para mais informações, o telefone do Procon de Mobgi das Cruzes é o 4798-5090 e o e-mail é o atendimento.procon@mogidascruzes.sp.gov.br.