Programa social do Banco do Brasil beneficia produtores rurais de Mogi

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

21 de janeiro de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

O secretário estadual da Agricultura, Itamar Borges, esteve em Mogi das Cruzes, nesta tarde de sexta-feira (21/01), para anunciar o repasse de R$ 500 mil, por meio da Fundação do Banco do Brasil, para pequenos agricultores do município por meio de cooperativas. O benefício é resultado do Programa Brasileiros pelo Brasil, que conecta as pontas da cadeia produtiva: quem planta e quem está em situação de vulnerabilidade. 

O recurso pode ser utilizado na compra de produtos de pequenos produtores rurais para distribuição de cestas de alimentos às famílias que precisam ou, ainda, investir em ações estruturantes, incentivando a economia local, gerando trabalho, renda e contribuindo para o desenvolvimento social dos brasileiros. “As grandes estrelas desse programa são os produtores rurais, que garantem a base do desenvolvimento. É um setor imprescindível para a nossa cidade e que merece todo reconhecimento e apoio necessários”, afirmou a vice-prefeito Priscila Yamagami, que representou o prefeito Caio Cunha na cerimônia. 

O secretário municipal de Agricultura, Felipe Almeida, comemorou a iniciativa. “Agradecemos ao Banco do Brasil por esse apoio aos nossos produtores rurais, que chega num momento muito importante para a economia”, disse. “Apesar da pandemia, a Agricultura não parou de produzir, mesmo sem saber se iria ou não vender e até mesmo tendo que doar suas produções”, acrescentou o presidente do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Gildo Saito. 

O secretário estadual explicou detalhes da iniciativa e ainda falou sobre ourtas ações no fomento da Agricultura em Mogi das Cruzes, como, por exemplo, o subsídio municipal de 10% ofertado no seguro rural. “Hoje o que mais o produtor rural precisa é de segurança, por isso Mogi das Cruzes está de parabéns”, elogiou. Ele ofereceu, ainda, duas viaturas para a realização de rondas de patrulhamento rural em parceria com a Guarda Municipal. 

No final, o secretário entregou o prêmio Forbes de destaque na Agricultura à produtora mogiana Simone Silotti, de Quatinga, criadora no projeto “Faça um Bem Incrível”, que deu origem aos repasses pela Fundação Banco do Brasil. “Nossa proposta atua fortemente no combate ao desperdício no campo e no combate à fome”, resumiu. Neste sábado (22/01), a iniciativa fará a entrega de meia tonelada de alimentos cultivados e coletados na cidade para doação na Comunidade Caboré, assentamento Laranjeiras, no extremo Leste da Capital.  

O evento contou com a participação de diversas autoridades, lideranças e representantes regionais, como os prefeitos Marcia Bin, de Poá, e Vanderlon Oliveira Gomes, de Salesópolis, que também é vice-presidente do Condemat. O vereador Pedro Komura falou pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, e a gerente do Banco do Brasil, Graziela Carvalho, pela Fundação BB. O coordenador da CATI, Alexandre Grassi, e o diretor do EDR, David Rodrigues, também estiveram no encontro.