Projeto Plante Água retoma doação de mudas e tem como objetivo ampliar a arborização de Mogi das Cruzes
Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal


No Dia Mundial do Meio Ambiente (05/6), os mogianos que compareceram ao Viveiro Municipal, no Parque Leon Feffer, acompanharam o lançamento do Projeto Plante Água, que retoma a doação de mudas para a população. O evento faz parte do Junho Eco-Sustentável, um mês com uma programação inteiramente dedicada à preservação, à educação ambiental e ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um conjunto de ações definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a proteção do planeta e promoção de sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Patricia Cesare, acompanhou o evento e destaca a importância da arborização urbana: “Esta é uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli, ela quer uma cidade bem arborizada e florida, o que traz impactos positivos para todos, desde o conforto térmico até os reflexos positivos para o clima. Fizemos ajustes no programa de doação de mudas e ele está sendo relançado hoje, por meio do Projeto Plante Água”, explica.
Na prática, cada cidadão poderá retirar até três mudas no Viveiro Municipal, mediante apresentação do CPF e cadastramento. Este trabalho de cadastro tem como objetivo acompanhar o plantio das mudas, para que, a médio e longo prazo, seja possível mapear a cobertura verde de Mogi das Cruzes e acompanhar o crescimento das mudas.
Há várias espécies nativas à disposição dos mogianos, como árvores frutíferas, por exemplo. Os técnicos do Viveiro Municipal dão orientações sobre o plantio no momento da doação e, além disso, uma cartilha disponível no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes oferece orientações sobre o plantio correto e os cuidados com cada tipo de muda (clique aqui para acessar a cartilha).
Também nesta quinta-feira, dia 5 de junho, será realizada a Gincana Eco-Sustentável, uma gincana educativa sobre a separação de resíduos na Festa do Divino, na barraca do Meio Ambiente da Festa, a partir das 19 horas. Já no dia 9 de junho, às 10 horas, acontecerá o evento “Seu Amigo Pet na Sua Melhor Idade”, com uma visita de idosos com filhotes no Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea).
Clique aqui para ver a programação completa do Junho Eco-Sustentável.
O Viveiro Municipal fica no Parque Leon Feffer (avenida Valentina Mello Freire Borenstein, s/nº). Funcionamento: terça a sexta, das 8h às 11h e das 12h às 15h.
Mogi das Cruzes integra conselho estadual de gestão pública para cooperação em sistemas de controle
Prefeita Mara Bertaiolli e vice-prefeito Téo Cusatis lançam programa Mãe Mogiana em Casa
Prefeitura de Mogi amplia quadro da Saúde com convocação de novos profissionais
Prefeitura de Mogi notifica CNL por impedimento de retorno de ônibus no bairro Manoel Ferreira
Festas de fim de ano movimentam o Mercado Municipal de Mogi das Cruzes e expectativa é de aumento nas vendas