Pronto! terá linhas circulares para ligar os terminais e atender o Centro

Secretaria de Mobilidade Urbana

31 de março de 2022

O Pronto!, o novo sistema de transporte coletivo de Mogi das Cruzes, terá novidades para a ligação entre os Terminais Central e Estudantes e para o atendimento dos passageiros que desejam ir ao Centro da cidade ou a estabelecimentos de atendimento médico. A Linha Expressa e as três Linhas Circulares começarão a operar neste domingo (03/04), com o início do projeto piloto, e terão integração gratuita com as outras linhas do sistema para os passageiros que utilizam o cartão.

Uma das grandes novidades do Pronto! será a Linha Expressa, que ligará os Terminais Central e Estudantes sem paradas em pontos, em um sistema semelhante ao que é utilizado pelo metrô. Os ônibus terão a frente na cor laranja, para facilitar a identificação pelos passageiros, e a programação é para que tenham intervalos de cinco minutos, para facilitar a mobilidade dos passageiros entre os terminais.

A Linha Expressa utilizará o corredor da rua Doutor Ricardo Vilela para a ligação entre o Terminal Estudantes e o Terminal Central. Já no sentido oposto, a passagem será pela rua Navajas. A previsão é que o itinerário entre os dois terminais seja feito em cerca de 10 minutos.

Já para os passageiros que chegam à região central de Mogi das Cruzes em busca de atendimento médico, a melhor opção será a Linha Circular Saúde, que passará por diferentes estruturas de atendimento. A linha também terá uma identificação especial para facilitar a diferenciação, com a frente na cor azul.

O Circular Saúde atenderá o Pró-Criança, o Pró-Hiper, o Pró-Mulher, o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo e a Santa Casa. Além disso, também fará passagem pelo Mercado do Produtor, pelo Shangai, pelo Largo Bom Jesus e pela Justiça do Trabalho.

Para os passageiros que vão à região central para trabalhar, fazer compras ou em busca de algum serviço e desejam descer em algum ponto fora dos terminais, as melhores opções são das Linhas Circular Centro e Circular Centro via Rua Ipiranga. Estes dois itinerários serão feitos por ônibus com o padrão do sistema de transporte coletivo de Mogi das Cruzes.

Saindo do Terminal Central, a Linha Circular Centro passará pelas proximidades da Universidade de Mogi das Cruzes, Largo do Carmo, praça Coronel Benedicto de Almeida e avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, até chegar ao Terminal Central. No sentido oposto, serão atendidas a praça Oswaldo Cruz, a rua Barão de Jaceguai, a Santa Casa, o prédio da Prefeitura e as proximidades do shopping.

Já a Linha Circular Centro via Rua Ipiranga, ao deixar o Terminal Central, atenderá a praça da Bandeira, a rua Ipiranga, a praça Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, o Largo do Carmo, rua Otto Unger, o prédio da Prefeitura e as proximidades do shopping, até chegar ao Terminal Estudantes. No outro sentido, os ônibus passarão pelos corredores da avenida Vereador Narciso Yague Guimarães e Doutor Ricardo Vilela.

Projeto Piloto

O projeto piloto do sistema Pronto! será iniciado neste domingo (03/04), com  linhas das regiões do Cocuera e de Biritiba Ussú. A principal novidade do novo sistema Pronto! é a diminuição de circulação dos ônibus na região central de Mogi das Cruzes, com as linhas passando a ter ponto final nos terminais mais próximos de suas regiões. Esta medida garante viagens mais rápidas, uma vez que não haverá a interferência do trânsito pesado do Centro nos trajetos, e a possibilidade da criação de mais horários para o atendimento nos bairros.

As linhas C404 (Conjunto Residencial Toyama) e C405 (Conjunto Residencial Cocuera) deixarão de ter ponto final no Terminal Central e passarão para o Terminal Estudantes. Já as linhas E392 (Manoel Ferreira) e E393 (Biritiba Ussú via Boa Vista) passarão do Terminal Estudantes para o Terminal Central. A estimativa é que estas mudanças tornem as viagens entre 15 e 19 minutos mais rápidas em cada sentido – do centro para o bairro e vice-versa. Com isso, será possível a ampliação no atendimento nas duas regiões.

Para orientar os passageiros, a Prefeitura de Mogi das Cruzes está desenvolvendo uma série de ações para divulgação das alterações. O trabalho compreende a distribuição de materiais informativos e comunicação visual para facilitar a movimentação dos passageiros.

Para mais informações, os passageiros podem acessar o site PRONTO! e também utilizar o telefone 4798-5122, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, que também funciona para mensagens do aplicativo WhatsApp.