Região central de Mogi das Cruzes terá Polo de Inovação e Projetos Avançados, o Pipa HUB
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho








A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou na manhã desta terça-feira (26) a pedra fundamental do novo Polo de Inovação e Projetos Avançados, o Pipa HUB, no prédio II da Prefeitura de Mogi das Cruzes. O ato também marcou a abertura do Caqui Inova 2023, evento com foco em tecnologia e inovação (confira aqui a programação).
“Mogi das Cruzes tem um enorme potencial na área da inovação; há muitos anos as empresas que surgiam aqui acabavam se transferindo para a capital. O mesmo acontecia com os profissionais formados aqui, que não encontravam mercado em nossa cidade. Agora que baixamos a alíquota do ISS para empresas de base tecnológica, esse tipo de investimento voltou a crescer em Mogi das Cruzes; a cidade ganha, com mais arrecadação - que é revertida em serviços públicos - e a população ganha, com mais empregos no município”, disse o prefeito Caio Cunha no lançamento.
O novo Polo de Inovação e Projetos Avançados (Pipa HUB) será voltado para a geração de negócios, desenvolvimento de ideias, formação empreendedora e qualificação profissional com foco em fortalecer o ecossistema local de inovação. O HUB terá no mesmo local startups, médias e grandes empresas, investidores, bancos de fomento, instituições de ensino, serviços e equipamentos públicos municipais para empreendedores e cidadãos que buscam tecnologia, desenvolvimento e capacitação.
“A localização do novo Pipa HUB é muito importante para auxiliar na revitalização do Centro de Mogi das Cruzes. Será um ambiente favorável à tecnologia, empreendedorismo e capacitação e esta região do centro está se consolidando como um verdadeiro corredor de empresas de tecnologia” disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.
Nesta primeira etapa, o equipamento duplica o espaço do coworking que atualmente é utilizado no Polo Digital, promovendo ainda mais a interação e o networking entre empreendedores, estudantes e cidadãos. O HUB também vai receber uma sala de podcast e um estúdio de áudio e vídeo. O espaço da arena de eventos também será ampliado, permitindo eventos maiores para a população.
O Pipa HUB foi adequado para receber startups que terão um espaço maior e melhor estruturado, além de uma sala de descompressão. Focado em emprego e empreendedorismo, o local receberá o atendimento do Mogi Conecta Emprego, do Sebrae Aqui e do Banco do Povo. Para os empresários haverá atendimento pela Sala do Empreendedor, que auxilia na abertura, regularização, fechamento e licenciamento de empresas. As obras devem ser concluídas no primeiro semestre de 2024,
Além dos representantes do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia, Sebrae, Alto Tietê Valley e diversas empresas de tecnologia, o lançamento contou com a presença da vice-prefeita Priscila Yamagami, dos vereadores Eduardo Ota, Maria Luiza Fernandes e Pedro Komura, assim como do ex-deputado estadual, Sergio Vitor.
Todos os cidadãos terão direito à utilização dos espaços. O Pipa HUB ficará localizado no prédio II da Prefeitura de Mogi das Cruzes, à rua Francisco Franco, 133 - Centro.

Inscrições para eleição do Conselho da Cidade podem ser feitas a partir desta quarta (7/5) e vão até dia 21 de maio

Escola de Qualificação Profissional tem 150 vagas para cursos gratuitos em Jundiapeba

Formação no Cemforpe aos profissionais de apoio da rede municipal de Mogi das Cruzes se inicia com foco em acessibilidade curricular

Secretaria da Mulher de Mogi realiza premiação “Reconhecimento Mãe Potência”

Prefeitura realiza mutirão de limpeza e revitalização do Distrito de Sabaúna