Residencial Novo Horizonte terá nesta quarta-feira reunião de acolhimento sobre programas sociais

Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica

19 de setembro de 2022

Nesta quarta-feira (21/09), às 14 horas, o Residencial Novo Horizonte receberá mais uma ação do Plano de Bairro, elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPLAG) e Secretaria de Planejamento Urbano (SMPU). Será uma reunião de acolhida para moradores locais, comandada pela Secretaria Municipal de Assistência Socil, que será realizada na sede da Organização Não Governamental (ONG) Missão Intensidade e visa apresentar à comunidade local os serviços prestados pelas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O objetivo da reunião é explicar à comunidade local como funciona o CRAS, quem pode se inscrever no Cadastro Único e também atende aos requisitos para receber, a partir desse cadastro, benefícios como o Auxílio Brasil e o BPC – Benefício de Prestação Continuada.  Como trata-se de região de vulnerabilidade, a meta é identificar famílias que por ventura poderiam estar sendo contempladas por esses auxílios, porém, por falta de acesso à informação, ainda não estão.

O Auxílio Brasil é uma ferramenta de segurança de renda, com vigência até dezembro de 2022, que absorveu antigos beneficiários do programa Bolsa Família e outras famílias que representavam a demanda reprimida. Já o BPB é um benefício individual, não vitalício e instranferível, que garante a transferência mensal de um salário mínimo a pessoas idosas e pessoas com deficiência, que comprovem não ter meios para prover a própria manutenção nem de tê-la provida pela família.

Esta é mais uma das muitas ações que já vêm sendo executadas no bairro desde o mês de maio, conforme identificação das demandas locais. O Residencial Novo Horizonte recebe neste momento trabalhos de zeladoria, com manutenção viária, melhorias em espaços públicos e serviços de limpeza. O bairro também já foi contemplado com ações para a melhoria no atendimento da unidade local do Programa Saúde da Família e diversas ações de estímulo ao empreendedorismo, realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

Ao longo do mês de agosto, o Residencial Novo Horizonte também foi contemplado com ações artísticas, em atendimento às demandas por ampliação de acesso à Cultura e também conforme as diretrizes da atual gestão cultural, que prima pela descentralização. Ainda neste mês, estão previstas atividades da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, por meio do programa Educadores Ambientais, além de outros serviços de melhorias, com implantação de lixeiras em vielas e revitalização da sinalização de trânsito.

Devenm ser realizadas até o fim do ano ações da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer incluindo melhorias na quadra poliesportiva do bairro, além de iniciativas da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, como oficinas do projeto Educação para o Trânsito e Valorização da Vida.

O Residencial Novo Horizonte serve como piloto para o projeto da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes (PMMC) coordenado pela  Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPLAG) em conjunto com a Secretaria de Planejamento Urbano (SMPU). A meta é que o Plano de Bairro seja em breve elaborado e executado em diversas outras partes da cidade.

A ONG Missão Intensidade, onde será a reunião desta quarta-feira, fica na rua Paulo Ono, nº 57, no Residencial Novo Horizonte.