Responsáveis por sepulturas devem providenciar serviços de limpeza até o dia 31

Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria

Além do prazo ampliado de limpeza para o Dia de Finados, Prefeitura está fazendo revitalização nos três cemitérios municipais

23 de outubro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

Os responsáveis por sepulturas nos cemitérios municipais de Mogi das Cruzes terão neste ano uma maior flexibilidade no que se refere aos prazos para os serviços de limpeza e conservação das estruturas para o Dia de Finados. Diferente dos anos anteriores, em que a data limite geralmente era estipulada com uma semana de antecedência, desta vez os trabalhos poderão ser feitos até a sexta-feira anterior ao feriado (dia 31 de outubro).

Os serviços de limpeza e conservação devem ser feitos dentro dos horários de funcionamento dos três cemitérios, que ficam abertos das 8h às 17h, incluindo neste final de semana. Já no final de semana do feriado, quando já terá se esgotado o prazo para limpezas, a Prefeitura vai estender o expediente dos três cemitérios, em função do movimento gerado pela data, até as 18 horas. 

“Fizemos essa alteração a pedido da prefeita Mara Bertaiolli, com o intuito de dar um prazo maior e facilitar para os proprietários cuidarem das devidas limpezas, garantindo assim que os túmulos estejam em boas condições no Dia de Finados. Paralelamente, a Prefeitura também tem feito a sua parte, com diversos serviços de manutenção nos três cemitérios municipais”, destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria, Joaz Batista.

Já foram realizados trabalhos como pintura das paredes externas, das guias e das principais vias internas dos três cemitérios municipais. Além de pintura, as vias internas também estão recebendo sinalização, para ordenar e facilitar o deslocamento dos visitantes. No Cemitério da Saudade, a capela também recebeu nova pintura. 

A iluminação do Cemitério São Salvador também passou por uma revisão completa, com manutenção das lâmpadas que apresentavam mau funcionamento. Foi feita também a implantação de lombadas em frente ao São Salvador e ao Cemitério da Saudade, em Braz Cubas. 

Os três cemitérios estão recebendo podas preventivas nas árvores, serviços de roçada e limpeza. Há ainda outras melhorias recentes, como a colocação de nova sirene para aviso de fechamento no Cemitério São Salvador e o acréscimo do número de agentes sepultadores no Cemitério da Saudade.

As equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria seguirão atuando até o feriado, executando serviços complementares que se façam necessários para garantir que os cemitérios estejam em boas condições de limpeza e conservação e também que os visitantes tenham segurança e facilidade no acesso aos equipamentos na referida data. 

O cemitério São Salvador, no Parque Monte Líbano, é o maior da cidade, com 11,8 mil sepulturas. Já no cemitério da Saudade, no distrito de Braz Cubas, conta com 8,5 mil jazigos, entre perpétuos e provisórios. O cemitério de Sabaúna, por sua vez, conta com 645 sepulturas.