Reunião discute a chegada do Expresso Leste a Mogi das Cruzes em todos os horários

17 de janeiro de 2019

O prefeito Marcus Melo se reuniu, na manhã desta quinta-feira (17/01), com o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. Durante o encontro, o secretário informou que já estão sendo adotados os procedimentos para a extensão do Expresso Leste até Mogi das Cruzes, com o fim da baldeação na estação Guaianases. A reunião aconteceu em São Paulo e contou com a participação do deputado federal eleito Marco Bertaiolli e do presidente da Câmara Municipal, Sadao Sakai.

“Foi uma reunião bastante produtiva e o secretário se comprometeu a trabalhar para que o Expresso Leste chegue definitivamente a Mogi das Cruzes. Estamos fazendo um trabalho unido para poder melhorar o dia a dia dos usuários da Linha 11, que é a mais movimentada da CPTM”, destacou Marcus Melo.

O secretário reforçou que o Governo do Estado já realizou estudos e análises para que o Expresso Leste possa chegar a Mogi das Cruzes em todos os horários. Atualmente, os passageiros necessitam trocar de trens na estação Guaianases e apenas algumas viagens durante o dia acontecem de forma direta. Somente entre as estações Estudantes e Guaianases, circulam cerca de 220 mil pessoas por dia útil.

“É compromisso do governador João Dória melhorar o transporte público em toda a Região Metropolitana e é nossa prioridade fazer que o Expresso Leste, que é uma expectativa por parte dos moradores de Mogi das Cruzes, una toda a linha e saia do papel definitivamente este ano. Já estamos com todos os estudos e todas as análises prontas para que possamos ir para o campo da realização”, afirmou o secretário.

Durante a reunião, também foi reiterada a solicitação para que as estações da CPTM em Mogi das Cruzes sejam reformadas e modernizadas. O secretário recebeu um levantamento sobre a situação atual das estações.

Entre os investimentos solicitados, está a nova estação Mogi das Cruzes, que seria construída nas proximidades do Terminal Central e faz parte das obras de requalificação urbana da região da praça Sacadura Cabral.

No projeto inicial, a estação será deslocada em cerca de 150 metros e ficará em frente ao Terminal Central, de onde partirá uma passarela para que os usuários acessem as plataformas ou atravessem a linha férrea. Ainda segundo o projeto, a nova Estação Mogi das Cruzes será construída em um mezanino e terá ligação com o terminal de ônibus por meio de uma passarela. A nova estação também terá acesso à nova praça que será formada com a passagem subterrânea. Ainda estão previstos estacionamento e bicicletários. (Luiz Maritan)