Saúde apresenta balanço de atividades do terceiro quadrimestre de 2020

23 de fevereiro de 2021

O secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel, apresentou nesta terça-feira (23/02), no auditório da Câmara Municipal, o balanço das principais atividades e atendimentos de saúde realizados no terceiro e último quadrimestre de 2020. A prestação de contas da Saúde foi comandada pelo vereador José Francimário Vieira de Macedo, que preside a Comissão de Saúde, Zoonoses e Bem-estar Animal.

Na audiência, o secretário apresentou dados referentes a gastos, investimentos, controle de doenças, números de procedimentos clínicos e cirúrgicos, protocolo e enfretamento à Covid-19 na cidade.

Nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, por exemplo, as unidades de saúde promoveram 480.861 atendimentos de atenção primária, entre consultas com médicos e dentistas, consultas e visitas do Programa Saúde da Família. Ainda na atenção primária, foram 430.427 exames coletados no último quadrimestre do ano passado.

“O período entre setembro e dezembro de 2020 foi marcado pela retomada dos atendimentos depois de um longo período de isolamento por conta da pandemia”, explicou a diretora do Departamento de Rede Básica, Tatiana Mello, ressaltando, ainda, a resolução do Ministério da Saúde que, na época, suspendia os atendimentos eletivos em todo o país.

Na atenção especializada, foram ofertadas 48.025 consultas e exames entre os meses de setembro e dezembro, das quais 30.674 disponibilizadas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e 17.351 pelo Estado. Entre as internações hospitalares, foram 3.492 na Santa Casa (nas áreas de cirurgia, obstetrícia, clínica médica e pediatria) e 599 no Hospital Municipal (clínica médica – exclusivo Covid-19).

Atualmente, a rede de Saúde mogiana conta com 22 Unidades Básicas de Saúde, 13 Estratégias Saúde da Família, 3 Estratégias de Agentes Comunitários de Saúde, 20 Unidades Especiais, 7 Unidades de Saúde Mental e um Hospital Municipal em funcionamento, além de sete Unidades de Pronto Atendimento. Juntas, somente as unidades de Pronto Atendimento realizaram 178.955 procedimentos no quarto quadrimestre do ano passado, sendo 120.753 de clínica médica, 26.420 de pediatria, 19.460 de especialidades e 12.322 de Covid-19 no Hospital Municipal.

No mesmo período, também foram realizadas 24.363 remoções de pacientes, entre atendimentos de urgência e emergência; remoções eletivas; remoções de unidades de saúde; deslocamentos intermunicipais; transportes de pacientes para hemodiálise ou para tratamento em Bauru.

O Departamento de Vigilância em Saúde também apresentou suas principais ações. Pela Vigilância Sanitária, por exemplo, foram realizados 1.094 procedimentos entre setembro e dezembro do ano passado, sendo 355 inspeções, 230 denúncias e diversas outras ações, incluindo uma interdição de estabelecimento. Já a Divisão de Controle de Zoonoses (CCZ) foi responsável por 23.994 procedimentos no quadrimestre, dos quais 1.594 foram castrações de cães e gatos realizadas dentro da rotina e 18.285 foram procedimentos e consultas no Centro de Bem Estar Animal.

O Núcleo de Prevenção e Controle das Arboviroses realizou 19.067 vistorias em imóveis, nove ações educativas, um tratamento e 11 autuações. Já a Vigilância Epidemiológica recebeu 1.175 notificações compulsórias de doenças no período, além de outras ações e procedimentos realizados, como a aplicação de 64.488 doses de vacinações de rotina. Especificamente sobre a Covid-19, foram registrados cinco surtos no período na cidade.