Saúde prepara equipe para vacinação de crianças; primeiras doses devem chegar até fim de janeiro

12 de janeiro de 2022

A Prefeitura de Mogi das Cruzes segue com os preparativos para iniciar, o quanto antes, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19. Na manhã desta quarta-feira (12/01), um grupo de 120 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde recebeu um treinamento sobre organização, fluxo e estratégia desta importante etapa do processo de imunização. O objetivo da capacitação foi alinhar informações sobre o atendimento às crianças e quais orientações que devem ser passadas aos pais, entre outros temas.

“Esses profissionais são experientes e já fazem a aplicação da vacina contra a Covid-19 em outras faixas etárias. O treinamento foi uma reunião técnica para informações e abordagem. Além do cuidado especial para o atendimento às crianças, um público que exige um acolhimento diferenciado, a vacina utilizada será específica, com dosagem menor”, explica a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Lilian Peres Mendes.

A capacitação foi realizada no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe).

Mogi das Cruzes deve receber, até o final de janeiro, os primeiros lotes da vacina Pfizer contra a Covid-19 para imunização de crianças de 5 a 11 anos. A Prefeitura ainda aguarda mais informações do governo estadual sobre a data de início e demais procedimentos, mas recomenda aos pais e responsáveis que façam, o mais breve possível, o pré-cadastro no site vacinaja.sp.gov.br, do Estado, para antecipar o registro dos dados e agilizar o atendimento nos locais de vacinação.

A dosagem para o público infantil será menor que para o adulto (o frasco também terá cor diferente). O esquema vacinal será com duas doses de 0,2ml, com intervalo de oito semanas entre as aplicações.

Em Mogi das Cruzes, o público-alvo para esta fase de vacinação (de 5 a 11 anos) é de aproximadamente 44 mil crianças. O recebimento de doses ocorrerá de forma parcelada e a vacinação ocorrerá de maneira gradativa.

A vacina estará disponível no Pró-Hiper (apenas em estratégia pedestres) e nas unidades básicas, mediante agendamento no site Clique Vacina, da Prefeitura.

As unidades de Saúde da Família e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) Biritiba Ussu e Taicupeba atenderão o público cadastrado nessas unidades.

Não é recomendada a vacinação de crianças na estratégia Drive Thru – que no Pró-Hiper continuará funcionando com agendamento para o público adulto.

O prefeito Caio Cunha incentiva os pais e responsáveis a levarem as crianças para serem vacinadas. “A vacinação infantil contra a Covid-19, tal como ocorre para o público adulto, é eficaz na proteção e amplamente defendida e incentivada pela comunidade científica. É um procedimento seguro, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e queremos iniciá-lo o quanto antes”, afirma.

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica também destaca a importância da vacinação: “Quanto mais pessoas vacinadas, menor será o impacto da pandemia. Graças ao avanço da imunização, já diminuímos muito as taxas de casos graves, internações e óbitos. Vacinar as crianças será uma etapa importantíssima para vencermos esse vírus”, conclui Lilian.

Para a vacinação de crianças, será necessário:

Que ela esteja acompanhada dos pais ou que o adulto que a acompanhe tenha em mãos o termo de autorização escrita pelos pais.

Apresentar RG ou certidão de nascimento da criança.

Documento com foto do adulto responsável que acompanha a criança.

CPF ou Cartão SUS para quem não tem CPF (todas as crianças que já utilizam a rede pública de saúde em Mogi das Cruzes, cadastradas no SIS, possuem cadastro no cartão SUS, mesmo que a família não tenha o cartão impresso).

Comprovante de endereço em Mogi das Cruzes.

Caso a criança tenha recebido alguma vacina do calendário de rotina, é necessário aguardar pelo menos 14 dias para receber a vacina contra a Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde reitera a recomendação para pré-cadastro no vacinaja.sp.gov.br.