Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho apresenta conquistas dos primeiros 100 dias de atuação

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

22 de maio de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

Na última quarta-feira (21), a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, promoveu um encontro com representantes de empresas e indústrias para apresentar os avanços alcançados nestes primeiros 100 dias de atuação da atual gestão. 

A ação contou com a participação da prefeita Mara Bertaiolli que exaltou o progresso conquistado no setor na cidade. "É com grande alegria que reunimos aqui diversos representantes do setor empresarial e industrial da cidade para reforçarmos nosso comprometimento com o desenvolvimento econômico de Mogi".

Com o tema "Mogi levada a sério", a pasta apontou dados relevantes no crescimento econômico desde o início deste ano - fruto de um longo trabalho feito para atrair investimentos e criar laços de confiabilidade com os empresários que atuam na cidade e potenciais investidores.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sadao Sakai, a iniciativa teve como intuito divulgar para os potenciais investidores o novo plano estratégico da pasta atraindo assim mais desenvolvimento e oportunidades para a cidade. "Estamos elaborando um novo plano estratégico voltado ao fortalecimento da economia local, à geração de empregos e à ampliação de vagas de trabalho para os mogianos. Por meio desses diálogos com as empresas e indústrias da região, é possível estreitar os laços com eles, ganhando assim mais confiança nestas relações institucionais".

Foi apresentado ao público as conquistas realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, como as capacitações profissionais realizadas pelos programas como o Crescer e a Escola de Líderes, além dos avanços significativos traçados pelo Emprega Mogi, Polo Digital e Banco do Povo.

Emprega Mogi

O programa oferece aos trabalhadores uma plataforma online que conecta candidatos a empregadores. O serviço é totalmente digital e está disponível para os mogianos que buscam uma oportunidade de recolocação no mercado de trabalho.

Apenas nestes primeiros 100 dias da atual gestão, já foram mais de 1.903 pessoas contratadas por meio do encaminhamento do Emprega Mogi. Cerca de 47 mil encaminhamentos para entrevistas e 7.930 novos cadastros recebidos na plataforma digital.

Crescer

O Crescer oferece uma programação de cursos para empreendedores, voltada para quem deseja ampliar a geração de renda por meio do empreendedorismo, seja a partir do interesse em montar seu próprio negócio, se capacitar tecnicamente num ofício que pode gerar renda ou fortalecer uma atividade já existente.

Os cursos de profissionalização atendem pessoas que pretendem entrar ou se reintegrar no mercado de trabalho, estimulando a empregabilidade a partir do acesso a postos de empregos formais. Nestes primeiros 100 dias de 2025,  foram oferecidas mais de 100 turmas com 42 variedades de cursos. O programa recebeu 2.110 matrículas para as formações gratuitas, e seis novas turmas foram criadas para atender toda a demanda. Fora mais de 6,3 mil pessoas inscritas para as formações e 703 pessoas já foram capacitadas, até o momento presente.

Polo Digital

O Polo Digital é um espaço destinado para os empreendedores se conectarem, aprenderem e criarem empresas que, a partir de Mogi das Cruzes, possam impactar de maneira positiva o Brasil e o mundo. O programa conta com salas de coworking, áudio e vídeo, podcast e reunião, assim como uma arena de eventos, cabines de vídeo conferência e o FabLab.

Nestes primeiros 100 dias de 2025, foram registradas cerca de 2.300 pessoas usando o Polo Digital, realizados 18 eventos com mais de 1,5 mil participantes e cerca de 40 startups atendidas.

Escola de Líderes

Basicamente, o programa desenvolve habilidades essenciais para o ambiente corporativo e proporciona experiências práticas, como visitas a Universidades e Empresas, ampliando sua visão sobre o mercado de trabalho e suas possibilidades de atuação. A formação contempla cinco eixos: auxiliar de escritório; autoconhecimento; elaboração de projetos; mundo do trabalho; e raciocínio lógico.

Neste início de ano, foram oferecidas 250 vagas para capacitação profissional de adolescentes e jovens com idade entre 15 e 24 anos. A iniciativa tem o intuito de garantir o preparo necessário para o mercado de trabalho destes jovens, com aulas divididas entre os dez polos do programa, em diversas regiões da cidade.

Banco do Povo

O Banco do Povo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, que oferece microcrédito com condições especiais para empreendedores de pequeno porte e pessoas que desejam iniciar ou expandir um negócio. O principal objetivo do programa é incentivar a geração de emprego, o empreendedorismo e o desenvolvimento da economia local, contribuindo para a formalização, o crescimento e o fortalecimento dos pequenos negócios. Apenas nestes 100 dias da nova gestão, foram realizados cerca de 200 primeiros atendimentos, 54 empresários iniciados e R$ 240 mil em empréstimos.

Ainda, foram realizados mais de 200 novos processos de formalização de empresas na cidade, cerca de 900 pessoas atendidas, e 58 novos MEIs foram criados, em parceria com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). Além de 3,5 mil empresas licenciadas, fortalecendo a economia da cidade com a geração de empregos e renda.

Mogi das Cruzes avança com novo plano estratégico para geração de empregos e atração de investimentos

O plano contempla ações integradas, como a realização contínua de mutirões de emprego, que já têm gerado resultados positivos, além da intensificação da participação do município em feiras, encontros e eventos promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, conquistando assim uma aproximação com o Governo Estadual.

Com um ambiente favorável ao empreendedorismo, localização estratégica e mão de obra qualificada, Mogi das Cruzes está pronta para dar novos passos rumo a uma economia ainda mais dinâmica, moderna e geradora de oportunidades para todos.

Também estiveram presentes no evento os vereadores Eduardo Ota, Vitor Emori, Milton Lins e Osvaldo Silva, os secretários municipais de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo, de Assistência Social, Daniela Mariano, de Longevidade, Mauro Yokoyama, e da Mulher, Lívia Bolina, os secretários adjuntos de Assistência Social, Camilla Tacelli,  de Assuntos Jurídicos e Relações Institucionais, Rafael Silveira, de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Cláudio Costa, de Mobilidade e Trânsito, Fabio Vega, e de Segurança, Thais do Nascimento, os diretores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Luiz Pinheiro e Silvério Nobre, além de representantes do Sincomércio - Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes, Aescon, Fatec, Sebrae, Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Ciesp, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes - AEAMC, Universidade de Mogi das Cruzes, Centro Universitário Braz Cubas e Alto Tietê Valley.