Secretaria Municipal de Clima e Meio Ambiente recebe Subimpério do Divino Espírito Santo
Secretaria do Clima e Meio Ambiente
Evento contou com a presença do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, além dos festeiros




A Secretaria Municipal de Clima e Meio Ambiente recebeu, nesta quarta-feira (6/6) à tarde, a abertura do Subimpério do Divino Espírito Santo. Com a presença do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, o evento contou com a presença do casal de festeiros Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina e Ricardo Medina Alvarez, ao lado dos capitães de mastro Tavane Prado Rodrigues e Maurício de Lima Ramos. A secretária municipal do Clima e Meio Ambiente, Patricia Cesare, destacou a importância do Subimpério:
“A Festa do Divino Espírito Santo é uma manifestação religiosa e cultural que faz parte da história de Mogi das Cruzes e receber o Subimpério aqui na secretaria é uma honra”, disse a secretária.
O bispo Dom Pedro Luiz Stringhini destacou a importância da festa, abordou os sete dons do Espírito Santo (sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus), cantou músicas alusivas à festa e abençoou o Subimpério: “É muito bonito observar a fé dos mogianos e a devoção da população. E este singelo Subimpério, em torno do qual estamos reunidos hoje, é um símbolo poderoso desta fé”, disse Dom Pedro.
Prestigiaram o evento o Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, Thales Cezar de Oliveira; a juíza de Direito Antonia Farah, de São José dos Campos; o diretor-superintendente do Iprem, Luiz Fernando Prado de Miranda; os secretários municipais Renato Abdo (Agricultura e Segurança Alimentar), Felício Kamiyama (Mobilidade e Trânsito), ao lado do adjunto Fábio Vega, além do diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado, e do secretário-adjunto de Segurança, Coronel Reinaldo Nascimento. Funcionários da secretaria também acompanharam o ato.
Participaram ainda da abertura do Subimpério a professora Maria Santina, representando o Conselho Mogiano de Meio Ambiente (COMOMA), e os técnicos Fábio Bueno (historiador) e Hugo Souza (antropólogo), que farão o dossiê para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com o objetivo de reconhecer a Festa do Divino como patrimônio imaterial do Brasil. O presidente da Associação Pró-Festa do Divino, Marcelo Braz, também esteve na abertura do Subimpério.
Mogi terá mutirão de laudos caracterizadores para pessoas com deficiência, exclusivos para trabalho
Projeto Educação Ambiental em Movimento leva informação e atividades lúdicas à população no Parque da Cidade
Guarda Civil Municipal prende homem por tráfico e apreende mais de 1,7 mil porções de entorpecentes
Abertura da 2ª Copa Mogi de Futebol Amador tem muitos gols e emoção
Mogi reforça vacinação de cães e gatos contra a raiva