Semae Mogi das Cruzes inicia agendamento de escolas para visitas monitoradas em 2026
Serviço Municipal de Águas e Esgotos
Objetivo é conscientizar visitantes sobre importância da água e como utilizá-la de forma consciente


O Semae Mogi das Cruzes iniciou o agendamento de escolas para participar do Semae de Portas Abertas de 2026, programa de visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro. O projeto tem como objetivo levar a estudantes do Ensino Fundamental e Médio conhecimentos sobre produção e uso consciente da água, responsabilidade com o meio ambiente e funcionamento da autarquia.
O público-alvo são alunos que cursam a partir do 4° ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e particulares de Mogi das Cruzes.
As visitas, que começarão em fevereiro, ocorrem às terças e quintas-feiras, a partir das 8h45, com duração aproximada de 45 minutos e no máximo 25 visitantes por turma.
Responsáveis pelas escolas que tiverem interesse em marcar a visita devem ligar para 4798-6392 (Divisão de Meio Ambiente do Semae), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para visitas@semae.sp.gov.br.
“O Semae de Portas Abertas é um programa de grande importância para incentivar os jovens a utilizar água de forma consciente. Eles levam o conhecimento adquirido nas visitas e compartilham com suas famílias, o que é ainda mais relevante neste período de escassez hídrica, em que cada gota conta”, afirma o diretor-geral da autarquia, José Luiz Furtado.
“Outro destaque do programa é que nossos técnicos reforçam o protagonismo do nosso rio Tietê e demais mananciais da região, que são essenciais para o abastecimento público”, conclui.
Em 2025, foram 34 visitas, de 17 escolas, somando 837 alunos. Também foram realizados eventos para públicos específicos: 2 visitas para estudantes da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), 1 para o público em geral (no Dia Mundial da Água) e 1 para alunos do Centro Universitário Braz Cubas.
O projeto é coordenado pela Divisão de Meio Ambiente/Departamento Técnico do Semae, em parceria com o Departamento de Água.
Além da importância da água e como utilizá-la adequadamente, o programa também apresenta o Semae, conceitos de saneamento básico e todos os processos envolvidos no sistema de abastecimento, desde a captação, as diversas fases do tratamento, reservação e distribuição, até chegar aos imóveis do município (casas, comércios, serviços etc.).
O programa é um importante elo entre a autarquia e a rede escolar, pois os estudantes são multiplicadores de informação e levam o aprendizado para casa, conversando com os pais, irmãos e colegas. É uma contribuição para a formação das novas gerações.
Semae Mogi das Cruzes inicia agendamento de escolas para visitas monitoradas em 2026
Projeto Brotos de Mogi promove incremento da arborização em praça na Vila Nova Aparecida
Operação Cata-Tranqueira atende neste sábado nove bairros às margens da Rodovia Mogi-Bertioga
Mogi registra diminuição de 98% nos casos de dengue entre 2024 e 2025
Mais de 50 empreendedores concorrem a vagas em feiras livres de Mogi das Cruzes