Semana do Brincar tem atividades e programação especial no Parque Centenário no sábado

26 de maio de 2022

O brincar tomou conta das escolas e creches da rede municipal de ensino nesta semana. Alunos desde o berçário ao 5º ano do ensino fundamental estão participando de diferentes tipos de brincadeiras na Semana do Brincar, promovida pela Aliança pela Infância. Brincadeiras tradicionais serão os temas desta sexta-feira (27/05) nas escolas e no sábado (28/05) em uma programação especial aberta ao público no Parque Centenário das 9 às 11 horas.

No Parque, serão várias estações com brincadeiras, como amarelinha, corda, elástico, land art (brincadeira com a natureza), dobradura, circuito, peteca, jogo da velha gigante, jogo de alvo, pé de lata. As atividades serão monitoradas por estudantes dos cursos de Pedagogia e Educação Física do Centro Universitário Braz Cubas. A programação da semana foi coordenada por uma comissão, formada por diretores, Supervisão de Ensino e o Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.

Nas escolas e creches, o clima é de alegria. Na quarta-feira (25/05), os alunos do 3º ano do ensino fundamental da EM Prof. João Cardoso Pereira, em Sabaúna, colocaram a mão na massa. “Enquanto professora, acredito que quando meus alunos aprendem brincando, sentem mais prazer em aprender. Foi tão confortante vê-los, criando formas nas modelagens dos sequilhos, descobrindo que a massa crua, tem um sabor diferente da assada”, contou a professora Alessandra Maria Silva Prado e Sousa.

Nesta quinta-feira (26/05), o grupo de professoras do período da tarde da EM Profª Iracema Brasil de Siqueira, Vila Suissa, organizou um circuito de brincadeiras. Os alunos do Infantil III e IV brincaram de jogo da velha, túnel, amarelinha de centopeia e boliche. “É importante mostrar que a escola de educação infantil é mais do que um lugar acadêmico, em que se trabalha os campos de conhecimento, é um lugar onde eles possam sentir confiança e desenvolver o que a primeira infância pede que é realmente brincar, se divertir e aprender junto”, contou Giane Siqueira, que faz parte da equipe com as professoras Vanessa Duarte, Idalina Nepomuceno e Milena Regina de Souza.

Os alunos estão animados com as atividades. “Gostei mais do jogo da velha. Ganhei do meu pai em casa”, disse Luisa Pereira de Faria, aluna do Infantil IV da escola. Para Juan Gabriel Nogueira da Costa, de 4 anos, da turma do Infantil III, o melhor da brincadeira são os amigos. “Foi legal. Gosto dos meus amigos”, disse.

Ainda nesta quinta-feira (26/05), os alunos do CEIM Profª Therezinha Miranda de Paula, no Rodeio, brincaram com elementos da natureza. Beterraba e cenoura se transformaram em tintas e flores e folhas fizeram parte de pequenas obras de arte, que foram expostas depois na unidade escolar. Confira as atividades das unidades da rede municipal de ensino nas redes sociais da Secretaria Municipal de Educação.