Vacinação contra a febre amarela estará disponível nesta quinta e sexta-feira em pontos estratégicos

17 de janeiro de 2018

Mogi das Cruzes cumpriu sua meta de vacinação contra a febre amarela nesta quarta-feira (17/01), com 220 mil pessoas imunizadas, e com isso as doses se esgotaram nas unidades de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde solicitou reforço no abastecimento e recebeu mais 12 mil doses do Governo do Estado, que estarão disponíveis nesta quinta-feira (18/01) e sexta-feira (19/01) em locais e horários estratégicos. É importante ressaltar a necessidade de apresentar o Cartão SIS ou comprovante de residência na cidade para receber a vacina.

O município já solicitou ao Governo do Estado e aguarda o envio de mais 187 mil doses para prosseguir com a imunização e atender o restante da população. “Hoje alcançamos a meta inicialmente proposta pelo Governo do Estado para Mogi das Cruzes e esgotamos o estoque. Recebemos mais 12 mil vacinas, mas esse material precisa ser mantido em câmara fria por 24 horas antes da distribuição às unidades de saúde. Por esse motivo, foi necessário reorganizarmos a estratégia para esta quinta (18) e sexta-feira (19)”, explicou secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Nesta quinta-feira (18), a vacinação será realizada em dois pontos: no Mercado Municipal, das 9 às 16h30, e no CIP do Mogilar, das 10 às 16h30. Na sexta-feira (19/01), a imunização acontecerá em 15 unidades de saúde (Cocuera, Chácara Guanabara, Taboão, Biritiba Ussú, Braz Cubas, Quatinga, Sabaúna, Taiaçupeba, Vila Moraes, Jardim Camila, Jardim Universo, Jundiapeba, Santa Tereza e Vila Suíssa), além de dois pontos volantes (CIP e Feira Noturna). “Caso o Governo do Estado nos envie mais doses, poderemos ampliar esses locais”, adiantou o secretário. Para garantir a qualidade e organização, será mantida a distribuição de senhas.

A vacina contra a febre amarela aplicada em Mogi das Cruzes é integral e garante proteção por toda a vida, mas não podem tomá-la crianças menores de 9 meses, gestantes, mulheres que amamentam bebês de até 6 meses de vida, pacientes com imunodepressão de qualquer natureza, pacientes com câncer, pacientes infectados pelo HIV, pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores) e pacientes submetidos a transplantes de órgãos.

Se você ainda não se vacinou, veja onde receber a dose:

QUINTA-FEIRA (18 de janeiro)

• Mercado Municipal, das 9 às 16h30
  • CIP do Mogilar, das 10 às 16h30

SEXTA-FEIRA (19 de janeiro)

• CIP do Mogilar, das 10 às 16h30
  • PSF Cocuera, das 8 às 16h30