Vice-prefeito Téo Cusatis discute investimentos para Mogi das Cruzes durante reunião em Brasília

Gabinete

27 de novembro de 2025
facebook whatsapp
Acessibilidade

O vice-prefeito Téo Cusatis cumpre agenda nesta quinta-feira (27/11) em Brasília, para buscar recursos federais para obras e investimentos em infraestrutura em Mogi das Cruzes. Entre os compromissos realizados, ele se reuniu com o secretário-executivo adjunto do Ministério das Cidades, Antônio Vladimir Moura Lima.

O encontro teve a participação do vereador Mauro Araújo e discutiu a apresentação de propostas importantes para Mogi das Cruzes nas áreas de infraestrutura, pavimentação e drenagem. Um dos pontos abordados foi o programa Integra Mogi, que compreende uma série de obras para a melhoria da mobilidade urbana da cidade.

“O diálogo com as diferentes instâncias governamentais, na busca de investimentos para o desenvolvimento de Mogi das Cruzes é uma marca da administração municipal e uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli. A reunião no Ministério das Cidades foi muito produtiva e pudemos apresentar projetos importantes para o nosso município”, destacou Téo Cusatis.

O vice-prefeito disse ainda que uma nova reunião entre técnicos da Prefeitura de Mogi das Cruzes e do Ministério das Cidades será agendada para a continuação das tratativas. “São projetos futuros, que levam tempo para serem avaliados, mas nosso trabalho aqui foi o de dar o encaminhamento técnico junto ao Ministério, dentro das ações para recolocar nossa cidade na rota dos investimentos federais. Mogi está retomando o diálogo com órgãos importantes para viabilizar projetos que de fato solucionem problemas estruturais na nossa cidade”, completou.

O programa Integra Mogi é uma destas ações e compreende uma série de intervenções e obras para a melhoria da mobilidade urbana, da circulação de veículos, de cargas e do transporte coletivo. Entre os projetos em andamento, está a construção da quarta pista da avenida Pedro Romero, feita com recursos da iniciativa privada, e do Corredor Nordeste, que compreende o novo trecho da Via Perimetral, ligando a avenida Francisco Rodrigues Filho à avenida Vereador Dante Jordão Stoppa, incluindo um viaduto sobre a linha férrea. As duas obras devem ser entregues no segundo semestre do próximo ano.

Outra grande intervenção prevista é a conclusão do Anel Perimetral Sul, com início na rodovia Mogi-Bertioga, na altura da avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, e término na rodovia Mogi-Salesópolis. "Este é um dos temas que trouxemos para debater com o Governo Federal", reforçou.

Ainda dentro das ações planejadas para a mobilidade urbana, o vice-prefeito apresentou propostas para a recuperação da pavimentação da avenida Miguel Gemma; a solicitação de recursos para a revitalização e reforma dos terminais urbanos da cidade e projetos de obras de arte para interligar a avenida das Orquídeas com a avenida Júlio Simões e a avenida Lourenço de Souza Franco à avenida das Orquídeas, já em Jundiapeba. O pedido de financiamento para o prolongamento da avenida Álvaro Pavan também estava em pauta e foi debatido com o secretário-executivo do Ministério das Cidades.

Câmara dos Deputados

O vice-prefeito também se reuniu com o deputado federal Baleia Rossi, na Câmara dos Deputados. Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de novos investimentos para Mogi das Cruzes.

“Quero agradecer ao deputado Baleia Rossi pelo apoio que tem nos dado em Brasília e pela interlocução junto ao Governo Federal. Tenho certeza que esta soma de esforços irá ajudar bastante no crescimento com qualidade de Mogi das Cruzes”, disse Téo Cusatis.