Prefeitura lança nesta quarta o Acordo Mogiano, para regularização de débitos com condições exclusivas
Procuradoria Geral do Município

A Prefeitura de Mogi das Cruzes fará nesta quarta-feira (3/9), o lançamento do Acordo Mogiano, um novo programa de transação fiscal para a negociação de acordos para débitos de contribuintes com a administração municipal. O evento será realizado às 10 horas, no Auditório da Prefeitura Municipal.
Diferente do tradicional Refis, o Acordo Mogiano oferecerá oportunidades exclusivas de quitação de débitos tributários municipais, a exemplo de ISS e taxas, beneficiando principalmente o pequeno e médio empreendedor - os descontos poderão chegar a 65% do valor principal e 100% de isenção dos juros e multas. O parcelamento também poderá ser feito em até 60 meses (valor mínimo da parcela será de R$ 100).
“Será um programa inédito de renegociação de tributos, com acordos personalizados, de fácil adesão e disponíveis para todos. Nosso objetivo é facilitar a realização dos acordos, adaptando-os à realidade de cada pessoa, permitindo a regularização das dívidas e, consequentemente, melhorando a arrecadação municipal”, explica a prefeita Mara Bertaiolli.
A ação é organizada pela Procuradoria Geral do Município. “A proposta permitirá que sejam celebrados acordos específicos com cada grupo de contribuintes, estabelecidos por editais. Também é possível que sejam celebrados acordos individuais, garantindo condições de quitação das dívidas pendentes com a gestão municipal. Pessoas e empresas que têm dívidas como o município poderão fazer a regularização conforme seu perfil e condições financeiras”, explicou o procurador geral, Filipe Hermanson.
Neste momento, o Acordo Mogiano não contempla débitos de IPTU e ITBI - os editais para este tipo de tributação serão lançados em breve.
O procurador geral lembra que este modelo de negociação de débitos já vem sendo realizado com sucesso pelos Governos Federal e Estadual, com previsão na Lei Federal 13.988/2020 e na Lei Estadual 17.843/2023, que criou o Acordo Paulista.
Mais detalhes serão anunciados na solenidade, que contará com a presença da prefeita Mara Bertaiolli, do vice Téo Cusatis e demais autoridades ligadas ao tema.
Teatro, arte e cidadania marcam o encerramento da IV Mostra das Escolas de Tempo Integral
Mais de 700 mogianos participam da Operação Direção Segura
Nogueirão recebe disputas das quartas de final da Copa Mogi de Futebol Amador neste domingo
Operação da GCM de Mogi detém um e apreende mais de 1.200 porções de drogas
Mais de 650 alunos debatem meio ambiente na Plenarinha dos Conselhos Mirins