Prefeitura realiza lançamento do curso de Letramento Digital 60+
Secretaria da Longevidade
Inscrições estão abertas e podem ser feitas diretamente nas unidades do Crescer ou no site



A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho em parceria com a Secretaria Municipal da Longevidade, realizou nesta quarta-feira (08/10) o lançamento do Curso de Letramento Digital 60+, no auditório do prédio II.
O objetivo do curso é ampliar o acesso do público idoso ao uso das tecnologias digitais para fortalecer a autonomia e promover a inclusão social das pessoas 60+ com foco na segurança até mesmo no mercado de trabalho.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sadao Sakai, que falou na abertura do curso, a formação ajudará a população 60+ nas ações diversas no dia a dia. "É importante incentivarmos e facilitarmos o acesso de pessoas com mais de 60 anos aos novos meios de comunicação de maneira eficaz e segura”, explicou.
As aulas serão presenciais com conteúdos práticos, abordando desde noções básicas de informática até o uso de aplicativos e serviços digitais que facilitam a vida cotidiana, como ferramentas de comunicação, acesso a serviços públicos online e segurança digital. "Além de promover a inclusão, as aulas devem contribuir para aumentar a segurança dos idosos no uso do celular”, disse o secretário municipal da Longevidade, Mauro Yokoyama.
O delegado de Polícia, André Junji Ikari, proferiu palestra sobre crimes cibernéticos, abordando principalmente os golpes mais comuns contra idosos. “Os crimes cibernéticos aumentaram muito a partir de 2020 por conta da pandemia. As pessoas tiveram que se isolar, passaram a fazer tudo pelo celular e pela internet, e os criminosos, desde então, estão se aproveitando disso, explicou.
Cada vez mais conectada, a terceira idade tem sido um dos principais alvos de quadrilhas especializadas em crimes cibernéticos, que são considerados um tipo de violência patrimonial contra o idoso, aquela em que o patrimônio da vítima é comprometido. O delegado lembrou que dados pessoais não devem ser fornecidos para centrais telefônicas e, em casos de ligação de telemarketing, por exemplo, a própria pessoa deve lugar para a central de atendimento oficial daquele serviço. “Jamais compartilhem senhas”, acrescentou.
O Crescer está com inscrições para curso de Letramento Digital 60+. Ao todo, estão disponíveis 60 vagas divididas entre três unidades do programa, em Braz Cubas, Centro e na Vila Brasileira. Até o momento, 26 pessoas efetuaram matrícula.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente nas unidades do Crescer ou pelo link: https://abrir.link/apVcB.
As unidades do Crescer atendem a população de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Para outras informações, os interessados também podem entrar em contato pelos telefones (11) 4798-5729 (Crescer Braz Cubas), (11) 4798-5902 (Crescer Centro) e (11) 4721-2423 (Crescer Vila Brasileira).
Coleta de lixo tem alterações no fim de ano, porém segue o cronograma de atendimento
Vice-prefeito Téo Cusatis visita USFs Nove de Julho e Jardim Margarida nesta terça-feira (23/12)
Mercado Municipal Varejão da Cobal atendem público em horário especial na véspera de Natal
Fiscalização contra pancadões será intensificada com as festas de final de ano
Feira Noturna da Mesquita terá edição extra nesta terça-feira com sorteio de brindes de Natal