Mogi intensifica ações de prevenção durante a Semana Estadual de Mobilização das Arboviroses
Secretaria de Saúde e Bem-Estar




A Prefeitura de Mogi das Cruzes promoveu, nesta segunda-feira (11/11), a abertura da Semana Estadual de Mobilização Social para Combate às Arboviroses, realizada em todo Estado de São Paulo até o dia 16 de novembro. A programação foi iniciada com o Treinamento e Capacitação de Brigadistas, que reuniu representantes de todos equipamentos municipais no auditório do Cemforpe.
No encontro, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde apresentou detalhes sobre a situação epidemiológica da dengue em Mogi das Cruzes, dados sobre casos e orientações sobre os cuidados que devem ser adotados de forma permanente para conter o avanço da doença na cidade. “Estamos disponibilizando o check-list com tarefas que precisam ser realizadas uma vez por semana”, explicou o veterinário do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses, Jefferson Renan de Araújo Leite.
Outras ações serão realizadas ao longo da semana, em parceria com setores específicos como Comunicação Social (criação de materiais para divulgação); Secretaria de Infraestrutura Urbana (intensificação de limpeza de terrenos e áreas públicas com descarte irregular de lixo ou entulho); Secretaria de Educação (atividades de mobilização para alunos e servidores); Secretaria de Meio Ambiente (organização dos Ecopontos).
O trabalho preventivo nesta época do ano é fundamental para prevenir e conscientizar a população, municípios, organizações públicas e privadas sobre a necessidade de eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, antes do período mais quente e chuvoso do ano.
Todo cidadão deve reservar pelo menos 10 minutos semanais para vistoriar e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue. As últimas avalições de densidade larvária apontaram aumento significativo de infestações do Aedes aegypti em toda a cidade e a grande maioria dos focos está nas residências, em situações que poderiam ser evitadas com a remoção de baldes, potes de animais e até mesmo pelo acúmulo de materiais recicláveis.

Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes prende homem acusado de roubo no Centro Cívico

Reunião com cerca de 300 pessoas na Vila Nova União apresenta programa de regularização fundiária

Rua Mais Feliz terá edição especial neste sábado em celebração ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

"Nubea de portas abertas” recebe cidadãos mogianos nesta quarta-feira, das 14h às 16h

Secretaria de Assistência Social promove a partir desta terça-feira 3ª Olimpíada POP