Palestra com secretário de Osasco abordará boas práticas para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes
Secretaria de Assistência Social
Na próxima segunda-feira, o secretário da Família, Cidadania e Segurança Alimentar de Osasco, Marcelo Couto Dias, fará palestra, às 14 horas no Theatro Vasques

A Secretaria Municipal de Assistência Social vai promover, na próxima segunda-feira (25/05), a palestra “Família, Parentalidade e Prevenção das Violências”, com o secretário da Família, Cidadania e Segurança Alimentar da cidade de Osasco, Marcelo Couto Dias. A atividade alude à campanha Faça Bonito/Maio Laranja, é gratuita e voltada a profissionais da rede socioassistencial do município e também de instituições sociais. Ela começará às 14 horas, no Theatro Vasques.
A proposta do encontro é abordar o papel do poder público e da sociedade civil na construção de ambientes mais seguros, acolhedores e saudáveis para crianças e famílias. O secretário de Osasco tratará dos aspectos legais, das evidências científicas e das boas práticas relacionadas às intervenções parentais, com foco na prevenção das violências e na promoção do desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.
Sobre o palestrante
Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, Marcelo Couto Dias é mestre e doutor em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador, com estágio no Departamento de Sociologia da Universidade de Bolonha, na Itália. Foi professor-assistente na Universidade Católica do Salvador entre 2013 e 2019 e, atualmente, é professor-colaborador do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea dessa mesma Universidade. Atuou como diretor na Secretaria Nacional da Família (2019-2022), do Governo Federal e, desde 2023, é Secretário da Família, Cidadania e Segurança Alimentar da Prefeitura de Osasco.
Faça Bonito
Desde o início do mês, a Secretaria Municipal de Assistência Social está promovendo a campanha Faça Bonito/ Maio Laranja, de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Além de caminhadas temáticas no dia 18 de maio, que é a data oficial da campanha, também foram realizadas oficinas socioeducativas em organizações sociais parceiras.
A próxima ação será neste domingo (24/05), às 9 horas, no Parque Centenário. Serão promovidas oficinas e panfletagem sobre o 18 de maio, com organização dos CREAS Centro, Braz Cubas e Jundiapeba. Já na próxima terça-feira (26/05), serão realizadas as últimas oficinas, sendo uma às 13h30 no CRAS Jundiapeba II e outra às 14 horas na Unidade de Saúde da Família do Jardim Aeroporto.
A campanha Faça Bonito/ Maio Laranja fortalece o conceito de que a proteção de crianças e adolescentes é uma responsabilidade compartilhada. Para que seja efetiva, logo, requer atuação conjunta e complementar da família, do Estado e da sociedade. Assim, silenciar diante da violência se iguala a permitir que ela continue, razão pela qual a denúncia é o primeiro passo para quebrar o ciclo do abuso.
Também é reforçado, no âmbito da conscientização, que a violência contra crianças e adolescentes, muitas vezes, acontece no silêncio, de forma escondida, disfarçada e negligenciada. Justamente por isso, a informação e a escuta se tornam ferramentas poderosas de proteção e transformação.
Outro objetivo da campanha é reforçar os canais de denúncia de casos de abuso e exploração contra crianças e adolescentes. Além dos Conselhos Tutelares, que servem como porta de entrada para o recebimento desse tipo de demanda, também é possível acionar o Disque 100, de Direitos Humanos e a própria Polícia Militar, pelo 180.
Seletiva para formação da equipe de Ginástica Artística está com inscrições abertas
Mogi das Cruzes recebe Mostra de Circulação da SP Escola de Teatro com espetáculos e oficina
Inscrições para cerca de 4 mil vagas em cursos do CRESCER estarão abertas até segunda-feira (27/07)
Conselho Gestor e Comitê Técnico do PDAS realiza visita em instalações de processamento mínimo de vegetais
Atividade gratuita da Prefeitura ensina técnicas de automassagem para pessoas com fibromialgia