Quitanda Social será retomado beneficiando 770 famílias em maio

Secretaria de Assistência Social

06 de maio de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

Na próxima terça-feira (10/05), a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Agricultura, vai dar início ao calendário 2022 do programa Quitanda Social. A açãoconsiste na aquisição de produtos de agricultores locais e posterior destinação de kits de alimentos frescos a pessoas em situação de vulnerabilidade, já acompanhadas pela rede socioassistencial do município.

As famílias beneficiadas foram selecionadas a partir do Cadastro Único (CadÚnico), com base no grau de vulnerabilidade. Nas duas semanas iniciais de entregas, serão 770 famílias beneficiadas, porém esse número deve subir em breve para 1.300.

Na terça-feira, serão três entregas, sendo uma no Conjunto Jefferson, uma em Cezar de Souza e outra na Vila Nova União, totalizando 170 famílias beneficiadas. Já na próxima quita-feira (12/05), haverá mais duas entregas na Vila Pomar e em Jundiapeba, que beneficiarão um total de 150 famílias.

O cronograma terá continuidade na terceira semana de maio. Outros locais que terão entregas neste mês são Vila Brasileira, Vila Moraes, Biritiba Ussu, Jardim Layr, Jardim Piatã I e II e Residencial Novo Horizonte.

No último ano, o programa saltou de um total de 250 famílias beneficiadas para 1.420. Esse crescimento foi possibilitado pela inscrição no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o que fez com que mais recursos fossem direcionados à ação.

Neste ano, novamente, há recursos do PAA envolvidos, por meio do PAA Cesta Verde do Estado de São Paulo. Vale lembrar que as famílias recebem os kits a cada 15 dias, portanto trata-se de um atendimento contínuo.

A abrangência do programa fez com que ele ficasse, em 2021, em 2º lugar na categoria programa ou projeto política pública do Prêmio Josué de Castro 2021- Combate à Fome e Desnutrição, do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP), que contempla iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e para a promoção da segurança alimentar e nutricional.

O Quitanda Social é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, por meio do Programa Acessuas Trabalho/Conduz e tem parceria com a Secretaria de Agricultura, com a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável e com cooperativas agrícolas da cidade, além do governo estadual.