Mostra "Mogi das Cruzes, Ontem e Hoje - 465 anos de histórias" fica em cartaz até o dia 28
Secretaria de Cultura





A exposição coletiva "Mogi das Cruzes, Ontem e Hoje - 465 anos de histórias" segue em cartaz até 28 de setembro, no Patteo Urupema Shopping. Promovida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a mostra possui entrada gratuita e celebra a história e a cultura da cidade. Em parceria com a Secretaria de Educação, alunos de quatro escolas municipais visitarão a exposição.
Parte da programação em comemoração ao aniversário do município, a iniciativa visa preservar a memória ao mostrar a evolução do município ao longo do tempo, destacando as mudanças e transformações ocorridas. A exposição coletiva reúne obras em telas, porcelanas, entre outras formas de expressões artísticas, de AnaMarB, Linda Fuga, Iza Leão e Rodrigo Monteiro.
O secretário municipal de Cultura, Guilherme Dela Plata, salienta que esta ação é uma oportunidade de promover a reflexão e fomentar a identidade cultural da cidade. "A mostra destaca os valores e tradições presentes em Mogi, e pode inspirar orgulho cívico nos moradores, celebrando a história e a cultura local".
A mostra conta com trabalhos de diferentes linguagens e técnicas que refletem tanto a tradição quanto a contemporaneidade das artes visuais no município.
Crianças de escolas municipais participam de visita à Mostra de artes plásticas
Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, nos dias 16, 17, 18 e 24 de setembro, será promovida uma atividade especial com alunos de quatro escolas municipais que visitarão a exposição "Mogi das Cruzes, ontem e hoje 465 anos de histórias".
Os alunos das escolas municipais CEMPRE Prof. José Limongi Sobrinho, Adolfo Martini, Antonio Nacif Salemi e CEMPRE Benedito Ferreira Lopes terão a oportunidade de conhecer a mostra no Patteo Urupema Shopping.
Durante a ação, as crianças presenciarão os autores AnaMarB, Rodrigo Monteiro, Iza Leão e Linda Fuga em seus processos criativos - pintando uma nova obra. Ainda, os alunos serão acompanhados por um monitor cultural, que contextualizará as obras expostas e incentivará um bate-papo sobre arte, criatividade e pertencimento cultural. O mediador cultural, Dorival Martins, contará a história de cada imóvel representado nas obras para as crianças participantes.
“Mais do que apreciar a beleza das obras, queremos que as crianças compreendam a importância da arte como expressão da história e da vida da nossa cidade. É um investimento na formação de cidadãos críticos e sensíveis”, reforça Dela Plata.
As visitações acontecerão no período da tarde, das 14 às 15 horas, começando no dia 16, com o CEMPRE Prof. José Limongi Sobrinho, seguindo com as Escolas Municipais Adolfo Martini e Antonio Nacif Salemi, e finalizando no dia 24 com o CEMPRE Benedito Ferreira Lopes.
Serviço
Exposição "Mogi das Cruzes, Ontem e Hoje - 465 anos de histórias"
Até 28 de setembro de 2025
Local: Patteo Urupema Shopping - 3º andar - Largo do Rosário (Av. Vol. Fernando Pinheiro Franco, 515 - Centro)
Visitação: de segunda a segunda-feira, das 10 às 22 horas
Teatro, arte e cidadania marcam o encerramento da IV Mostra das Escolas de Tempo Integral
Mais de 700 mogianos participam da Operação Direção Segura
Nogueirão recebe disputas das quartas de final da Copa Mogi de Futebol Amador neste domingo
Operação da GCM de Mogi detém um e apreende mais de 1.200 porções de drogas
Mais de 650 alunos debatem meio ambiente na Plenarinha dos Conselhos Mirins