Secretaria de Cultura abre mais três editais do PROFAC

Secretaria de Cultura

27 de abril de 2022

A Secretaria Municipal de Cultura acaba de abrir mais três editais do Programa Municipal de Fomento à Arte e Cultura (PROFAC). O primeiro deles é voltado ao segmento de patrimônio e os outros dois, do nicho mostras e festivais, têm como intuito selecionar projetos para a 8ª Semana do Hip Hop e para o 10º Festival de Culturas Pretas. As inscrições ficarão abertas até o dia 9 de junho e as propostas devem ser cadastradas pela plataforma online do PROFAC.

Inscreva-se

Podem se inscrever pessoas jurídicas sem fins lucrativos, de caráter artístico ou cultural, com sede e atuação em Mogi das Cruzes há pelo menos dois anos. Todos os proponentes interessados deverão estar cadastrados no sistema de Cadastro e Mapeamento de Artistas e Profissionais de Arte e Cultura, da Secretaria de Cultura.

No caso do edital nº 012, do segmento patrimônio histórico e cultural, a intenção é contemplar dois projetos de educação patrimonial (segmento de elaboração de materiais didáticos), um projeto de oficina de restauro e outro de inventariação de bens – capela. O recurso total disponível para as propostas a serem selecionadas é R$ 75 mil.

O objetivo do edital é fomentar e estimular a produção artística, cultural e difundir e preservar a memória do município. Serão contemplados os projetos que apresentarem a melhor técnica no que se refere à proposta e execução.

Já o edital nº 013, do segmento mostras e festivais, receberá propostas para a 8ª Semana do Hip Hop. O propósito é selecionar dois projetos, sendo um para a programação geral da Semana e outro específico para a realização de um Encontro de Graffiti. O recurso total para o fomento proposto neste edital é de R$ 35 mil.

A Semana de Hip Hop é um evento que reúne elementos e expressões artísticas, políticas e sociais vinculados à cultura hip hop. Assim, a programação inclui DJs, MCs, Break e Graffiti e possibilita o intercâmbio entre artistas, grupos e convidados, com o intuito de fomentar a formação de público, estimular as manifestações do segmento, explorar a diversidade estética e contribuir com a inovação da linguagem.

Por fim, o edital nº 014, também do nicho mostras e festivais, visa selecionar uma proposta para a realização do 10º Festival de Culturas Pretas, com recurso total disponível de R$ 30 mil.

O festival é um evento de múltiplas linguagens artísticas e culturais, que tem por finalidade celebrar o mês da Consciência Negra, a partir de programação de formação, debate, arte e manifestações culturais, com foco nas diversas contribuições dos povos de matriz africana na construção da identidade do povo mogiano e brasileiro, dos saberes e da promoção da igualdade e dos direitos humanos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Cultura, que é o 4798-6900, pelo e-mail culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br, pelo site da Cultura ou presencialmente na sede da Pasta, que fica na rua José Bonfiácio, 516, no Centro.