Educação inicia novo ciclo de formação para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental

03 de maio de 2022

Mais de 1 mil professores da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes estão começando um novo ciclo de formação continuada, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento Pedagógico (Deped). Nesta segunda-feira (02/05), à noite, mais de 100 professores participaram do primeiro encontro da programação, que busca aprimorar a prática em sala de aula para a recomposição da aprendizagem dos estudantes diante do cenário da pandemia. Nesta primeira etapa, os encontros presenciais serão realizados até o dia 14.

Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação está retomando os cursos presenciais, aproximando os formadores dos professores. “Ficamos dois anos com formações no sistema online e estamos retomando os cursos presenciais. Essa interação é importante para o processo de aprendizagem, assim como acontece com os estudantes. A formação está com um foco na questão da mão na massa para que a essência dos documentos chegue à prática da sala de aula”, observou Tatiane Costa, do Departamento Pedagógico.

Os documentos abordados na formação são as Orientações Didáticas, elaboradas pela equipe do Deped a partir dos resultados das avaliações para nortear e dar mais autonomia ao trabalho do professor em sala de aula. “As Orientações são pautadas pela interdisciplinaridade, por meio dos campos de experiência na Educação Infantil e na integração das áreas de conhecimento no Ensino Fundamental. É uma construção coletiva e prima pela flexibilidade”, explicou Elisabete Jacques Urizzi Garcia, diretora do Departamento Pedagógico. A formação também abordará a cultura digital e a avaliação.

Os grupos foram organizados de acordo com o ano que o professor leciona. O curso faz parte da jornada de trabalho do professor, que tem um terço de sua jornada dedicada à formação, o que corresponde em média a 120 horas. Destas 80 são oferecidas pelo Deped por meio da formação que iniciou sua parte presencial nesta segunda-feira (02/05). As demais 40 horas podem ser feitas por cursos complementares, também elaborados pelo departamento ou de outras instituições.

A formação faz parte do programa “Aprender mais e ninguém para trás”, baseado na recomposição, recuperação e ampliação da aprendizagem.