Educação oferecerá Plantão de Atendimento Psicoeducacional online
Secretaria de Educação


A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes irá oferecer a partir da próxima segunda-feira (18/10) o Plantão de Atendimento Psicoeducacional pontual com psicólogas educacionais do DOP/Pró-Escolar. O serviço será online e atenderá alunos, famílias e profissionais da rede municipal de ensino. A iniciativa visa ampliar e intensificar as ações de acolhimento socioemocional desenvolvidas pela Pasta.
O atendimento será pontual para acolhimento e escuta, buscando amenizar os efeitos da pandemia no retorno gradual das atividades presenciais das unidades escolares, diferindo-se, portanto, de psicoterapia clínica. A equipe de psicólogas atenderá de segunda a sábado de forma remota, seguindo as orientações das resoluções nº 4 (26/03/2020) e 11 (11/05/2018) do Conselho Federal de Psicologia.
Os teleatendimentos serão realizados por meio de videochamada pelo WhatsApp ou Google Meet, conforme o recurso tecnológico que a pessoa tiver disponível. Cada pessoa poderá agendar dois horários, preferencialmente com o intervalo de 15 dias e com o mesmo profissional.
Para o agendamento, é necessário entrar em contato com o DOP/Pró-Escolar pelo telefone 4723-4620, de segunda a quinta-feira das 12 às 18 horas e às sextas-feiras das 11 às 17 horas. Os atendimentos serão oferecidos nos meses de outubro, novembro e dezembro.
Acolhimento nas escolas
O setor de Psicologia Educacional do DOP/Pró-Escolar também realiza o projeto “Todos cuidando de todos”, em que atende a comunidade escolar, oferecendo práticas por meio de técnicas de reflexão escrita, dialogada e/ou lúdica para elaboração dos sentimentos e dos pensamentos, com estudos baseados na Psicologia Escolar na Perspectiva Crítica. A proposta tem o objetivo de acolher os profissionais da educação, levantando as vivências sobre o período da pandemia e proporcionando um espaço de escuta sobre as expectativas do retorno presencial às escolas.
Outra iniciativa é a realizada pelo professor José Henrique Porto, que tem desenvolvido uma jornada de acolhimento socioemocional com as unidades escolares, feita de forma online ou presencial, de acordo com o pedido da escola. Além dos profissionais, os encontros oferecem orientações para os docentes no acolhimento às famílias e aos alunos.

Seu Amigo Pet terá 3ª edição em Jundiapeba, com inscrições antecipadas para castração no dia 15 de maio

Simulado de Emergência leva conscientização sobre riscos de acidentes de trânsito no Maio Amarelo

Balanço dos 100 dias de gestão destaca avanços no Meio Ambiente e Proteção Animal

Mogi das Cruzes promove Dia D de vacinação em 15 unidades e drive-thru neste sábado (10/5)
Emoção e relatos de sucesso marcam a entrega de certificados dos cursos do Fundo Social