Educadores participam de palestras sobre educação do século XXI com José Pacheco

13 de maio de 2022

Esta quarta-feira (11/05) foi um momento de troca de experiências e saberes para os educadores em Mogi das Cruzes. As duas palestras ministradas pelo professor José Pacheco, no Auditório do Cemforpe, destacaram os caminhos para uma nova construção social de aprendizagem e educação. As atividades fazem parte do Programa Educação Humanizada, Integral em Comunidades de Aprendizagem, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes.

O primeiro encontro contou com a presença da vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler. “É uma honra receber o professor José Pacheco para nos falar sobre a educação que tanto queremos para nossas crianças e famílias”, disse. A secretária de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos, e a adjunta da Pasta, Andréa Souza participaram do evento, que também recebeu o secretário de Planejamento e Urbanismo, Claudio Rodrigues.

O educador português José Pacheco, designer educacional, está entre os educadores mais influentes em termos de aprendizagem e inovação pedagógica, é mentor voluntário da Rede de Comunidades de Aprendizagem, autor de inúmeros livros e idealizador da Escola da Ponte em Portugal e da Escola do Projeto Âncora em Cotia, SP.

Pacheco ressaltou a importância do programa Educação Humanizada em Mogi das Cruzes. “Quando recebo as notícias do que acontece em Mogi, fico esperançoso. Vejo que há pessoas efetivamente envolvidas. Mogi é um dos poucos lugares que pela primeira vez se lança neste tipo de intenções. São educadores que percebem que devem respeitar o ritmo de cada um e tudo tem que ser feito na base do diálogo”, observou o professor.

Mogi das Cruzes tem sido referência em inovação pedagógica na Rede de Comunidades de Aprendizagem, que conta com a participação de 24 municípios brasileiros e de 33 agrupamentos em Portugal. Na cidade, sete escolas municipais fazem parte do programa, que promove a aprendizagem baseada em projetos de interesse da criança e a integração com a comunidade. Os educadores de Mendes, no Rio de Janeiro, e a Secretaria de Educação Maria Paula Vale, cidade parceira de Mogi no programa, também participaram dos encontros e conheceram mais sobre os projetos de educação musical da cidade.

Projetos de Educação Musical de Mogi das Cruzes são referências para Mendes (RJ)

Conheça mais sobre o Programa Educação Humanizada, Integral em Comunidades de Aprendizagem da Secretaria de Educação no endereço @comunidadesdeaprendizagemmogi