Mogi inova no acolhimento aos novos professores e diretores da rede municipal de ensino

09 de maio de 2022

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes iniciou, na última semana, o Programa Integração: Transformar e Acolher, uma forma inovadora de receber os professores e diretores, que estão começando suas atividades na rede municipal de ensino. Pela primeira vez, os profissionais têm a oportunidade de trocar experiências com aqueles que já estavam nas escolas, com foco no acolhimento e em informações importantes para o início do trabalho. A programação do primeiro grupo irá até esta quinta-feira (12/05).

A rede municipal recebeu, nesta primeira integração, seis diretores e 20 professores. “É algo inédito na rede municipal. Trouxemos para a CGRH (Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos), a necessidade de termos uma integração de forma mais acolhedora tanto para quem está chegando como para quem está deixando esse trabalho”, disse a secretária de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos, que acompanhou o primeiro dia do programa ao lado da adjunta da Pasta, Andréa Souza.

O diferencial deste programa acontece nas escolas, com o encontro entre os profissionais após a integração com a CGRH e a apresentação da estrutura pedagógica da rede municipal pelos técnicos do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, que aconteceram na quinta-feira (05/05). Para os novos diretores, a equipe de Supervisão de Ensino apresentou as dimensões do trabalho do gestor nas escolas municipais: a gestão de pessoas e conflitos, pedagógica, financeira, democrática e participativa.

Na sexta-feira (06/05), a professora Caroline Branco de Miranda iniciou suas atividades na rede com uma turma de 1º ano na EM Des. Armindo Freire Mármora, na Vila Nova Aparecida e foi recebida pelo professor Rodrigo da Silva Guedes, que estava com os estudantes. “Achei muito interessante esse processo. Primeiro, me senti muito acolhida pelo pessoal do Deped e na escola com o professor que está saindo também para que a gente consiga se inteirar melhor”, disse a professora.

Guedes, que está prestes a assumir como diretor, destacou a importância da transição. “Essa transição é extremamente importante, porque, enquanto professor, principalmente do primeiro ano, a gente consegue trazer o que já construímos com a turma e fazer com que a professora que está chegando tenha um olhar de respeito e compromisso com a aprendizagem da criança”, disse.

Os novos diretores tiveram o primeiro contato com a unidade escolar também na sexta-feira (06/05). Renan Fernando de Castro assumiu a direção da EM Profª Maria Coeli Bezerra de Melo, em Cezar de Souza e foi recebido pela diretora substituta Adriana Aparecida Peres Garcia, que estará na unidade até quinta-feira (12/05) e a equipe escolar. Adriana organizou uma reunião de pais para a apresentação do novo gestor.

“Eu sou professor faz um tempo, tenho experiência em todas as modalidades de ensino e tinha muita vontade e interesse de ir para essa parte da gestão. Quando entrei em outras redes foi um processo rápido e aqui está sendo bem interessante. Nos apresentaram de maneira geral o que é a rede e aqui na escola também fui muito bem acolhido”, contou Renan. Além do contato entre os profissionais, os novos diretores receberam um Protocolo de Transição com informações do andamento das ações da unidade escolar.

A expectativa é positiva para este primeiro grupo e a continuidade do programa. “Esse movimento da passagem do bastão, de receber aquele que chega por aquele que até então estava na função de direção vem  enriquecer muito o processo educacional e, com certeza, quem vai ganhar mais com isso é a comunidade, o processo de ensino aprendizagem e as nossas crianças”, observou o supervisor de Ensino, Kennedy José de Paula.