Rede municipal participa do Dia de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes

17 de maio de 2022

Pela primeira vez, o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é destaque no calendário escolar da rede municipal de ensino. Em alusão à data, as unidades escolares estão desenvolvendo atividades para conscientizar e informar profissionais, pais, responsáveis e estudantes sobre a importância da prevenção e combate à violência, assegurando os direitos das crianças e adolescentes.

"A escola faz parte da rede de proteção e de colaboração pelos direitos das crianças e adolescentes. É importante propor essa reflexão e conscientizar a todos sobre a prevenção às violências que podem atingir as crianças e jovens da nossa cidade”, observou a secretária municipal de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos. Para articular estas ações, a Pasta instituiu o Grupo de Trabalho para Fortalecimento de ações de prevenção e enfrentamento de violências contra crianças e adolescentes no sistema municipal de ensino.

Por meio do Grupo de Trabalho, composto pela assistente social da Secretaria de Educação e profissionais do Departamento Pedagógico, EMESP Profª Jovita Franco Arouche, DOP/Pró-Escolar e Supervisão de Ensino, foi encaminhado às unidades escolares links com informações sobre a data, além de um material sobre a campanha nacional “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”. As unidades estão programando apresentações para os pais e responsáveis e estudantes.

A equipe de psicólogas do DOP/Pró-Escolar está com uma programação de palestras sobre o tema em escolas. O público em geral são alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental. Na segunda-feira (16/05), as psicólogas Samantha Ribeiro Ultramari e Jorceli Batista da Silva Cavitte conversaram com cerca de 180 estudantes da EM Profª Lourdes Maria Prado Aguiar, no Jardim Esperança. “Foi uma palestra enriquecedora em que as crianças se sentiram ouvidas e protegidas dentro da unidade escolar”, avaliou a diretora Cristiane Toso Mendes Bommarito,

Nesta quarta-feira (18/05), às 14 horas, a equipe estará na EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta, em Jundiapeba, conversando com pais e estudantes. Também serão atendidos os alunos da EM Prof. Rodolpho Mehlmann, na Vila Natal, que recebeu a primeira palestra no dia 9 e terá um novo grupo no dia 23.