Startup mogiana é contratada para atuar no programa de formação de professores da rede municipal

20 de maio de 2022

Participante do Mogi Tech, programa pioneiro de incubação de Govtech do Polo Digital de Mogi das Cruzes, a startup mogiana Educaton foi contratada pela Secretaria de Educação para o ensino de algumas ferramentas digitais aos professores da rede municipal de ensino. A startup fará parte do módulo Cultura Digital da formação de professores, oferecida pelo Departamento Pedagógico (Deped) da Pasta. Os primeiros encontros serão dois webnários, sendo um no dia 30 para professores do Ensino Fundamental e outro no dia 1º de junho para a Educação Infantil.

A startup participou da primeira edição do programa, voltado exclusivamente a startups que apresentam soluções para as necessidades do Poder Público. “Este é um primeiro retorno que o Polo Digital está gerando para a cidade. Uma startup de Mogi das Cruze que está trabalhando para melhorar a qualidade da educação em nossa cidade. É uma parceria inovadora que certamente vai impactar em nossas escolas”, disse o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Gabriel Bastianelli.

A Educaton nasceu na pandemia e capacita professores para o mundo digital. “Nosso objetivo é ensinar passo-a-passo as ferramentas digitais, mostrando aos professores a parte técnica junto à parte metodológica, ou seja, a aplicação dentro de sala de aula. Este trabalho é resultado de um período desafiador que os professores enfrentaram e com os recursos que oferecemos poderão ter toda a formação necessária”, explicou Everton Cardoso França, CEO da Educaton. Ainda no ano passado, a startup fez uma parceria com a Secretaria de Educação para que todos os servidores tivessem acesso a uma formação inicial sobre as ferramentas durante 30 dias em sua plataforma.

O módulo de Cultura Digital da formação de professores da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes é feito com acompanhamento pedagógico da equipe técnica do Deped. Os dois primeiros webinários serão realizados em tempo real. A programação também terá atividades sobre como colocar em prática as ferramentas e vídeos complementares, que serão as pílulas digitais.

A Educaton é responsável pela gravação dos vídeos complementares, que serão disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para apoio aos professores e o acompanhamento do plantão de dúvidas.

“A tecnologia faz parte do dia a dia dos nossos alunos e educadores. Esta formação enriquecerá ainda mais o trabalho desenvolvido nas escolas”, disse Patricia Helen Gomes dos Santos, secretária de Educação de Mogi das Cruzes.   O curso faz parte da jornada de trabalho do professor, que tem um terço dedicado à formação, o que corresponde em média a 120 horas, sendo 80 oferecidas pelo Deped.